A cidade de Gandra, no concelho de Paredes, vai ter um parque urbano.
O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida destacou, esta quinta-feira, em sede de reunião do executivo, que decorreu nos paços do concelho, que esta é uma obra “ambicionada” e que este equipamento será um dos “melhores parques do concelho”.
“Estávamos à espera da alteração do PDM para intervir no terreno, essa alteração estará pronta no final do ano e, também, à espera do Portugal 2030 para ter apoios comunitários. Identificamos os terrenos, falamos com os proprietários. Está já definido que o parque será bastante qualificado”, disse, afirmando que o equipamento ficará situado perto da Igreja.
“Terá um bar de apoio, um campo para a prática de futebol com relva sintético e de outros desportos, balneários de apoio a esse equipamento, campos de petanca, parque radical, um espaço para circuitos de manutenção, espaços geriátricos, espaço para a prática de basquetebol e um parque infantil, assim como um parque de merendas ”, adiantou, sustentando que nesta primeira fase o equipamento terá um charco, aproveitado uma linha de água que aí existe.
Falando do “timing” e do arranque das obras, o responsável pelo executivo municipal manifestou que desejava que a construção pudesse iniciar já no próximo ano.
“Em setembro a junta ficou incumbida para a contração dos arquitetos. Em finais de novembro haverá um esboço, a arquitetura deve ficar pronto até final do ano, para em janeiro adjudicar as especialidades. Pelo que a sua construção deverá acontecer em março e dentro de um ano estará concluído”, atalhou, frisando que o equipamento terá uma zona de estacionamentos e irá permitir criar uma nova estrada.
O Parque Urbano de Gandra tem um orçamento que ronda um milhão, um milhão e meio de euros.