ISCE DOURO deu boas-vindas aos novos alunos

Slide2 46 | NOVUM CANAL

O ISCE Douro em Penafiel deu, esta tarde, as boas-vindas aos estudantes do 1.º ano desta instituição de ensino, numa cerimónia que contou com vários atores e agentes ligados ao instituto e marcou o início do ano letivo.

Na sessão solene, que contou com a presença da comunidade académica do instituto, de cerca de uma centena de estudantes, docentes e funcionários, Edgar Bernardo, presidente do ISCE Douro, destacou a importância de acolher os alunos recém-chegados,  dar-lhes a conhecer o instituto, as valências e projetos que existem no instituto.

alunos 10 | NOVUM CANAL

A abertura do ano letivo é um momento emblemático e solene em que recebemos os nossos alunos e as suas famílias e serve um pouco para lhes dar a conhecer a instituição”, disse, salientando estar expetante que o ano corra dentro do previsto.

“Temos feito um investimento no departamento Tecnologias, Artes e Multimédia, e vamos continuar com esse investimento, queremos dar a conhecer essa oferta também junto do tecido empresarial e continuar a estreitar relações com esses mesmo tecido empresarial”, frisou.

alunos 11 | NOVUM CANAL

Edgar Bernardo declarou que a instituição que lidera tem perto 350 alunos.

“Esperamos crescer, temos alunos da Guiné, no ano passado recebemos alunos da Eslovénia e de outros países e a nossa aposta, este ano, passa por enviarmos professores e alunos para que sejamos conhecidos além-fronteiras. Queremos expandir-nos, também, a nível internacional”, atalhou, sustentando que o ISCE Douro não se pode fechar apenas em Portugal.

Iremos criar parcerias com Cabo Verde, Angola e Brasil, ter alunos em diferentes ciclos além-fronteiras”, avançou, frisando que é objetivo da instituição manter a articulação com os agentes e atores da comunidade, da CIM, assim como com o tecido empresarial.

O responsável pela instituição afirmou, ainda, que a instituição faz nove anos e é, hoje, uma referência na região.

“Estamos numa fase de consolidação, queremos ser uma universidade politécnica e continuar a crescer de forma sustentada e estar na boca de toda a gente”, acrescentou.

Ricardo 11 | NOVUM CANAL

Ricardo Martins, administrador e representante da entidade instituidora do ISCE Douro, mostrou-se igualmente expetante quanto ao início deste ano letivo.

Este é um momento para os alunos se sentirem integrados. Importa que os alunos entendam os desafios que terão pela frente. Temos de saber ligar com temas como a Inteligência Artificial e preparar os alunos para que tenham um emprego de maior qualidade”, afirmou, assumindo que os alunos que entram na instituição têm empregabilidade garantida.

Ricardo Martins recordou, ainda, que a articulação com os agentes económicos é para manter.

O ISCE Douro é já uma referência na região. Somos uma instituição que está para ficar, queremos continuar a crescer nos próximos anos”, manifestou.

rodrigo | NOVUM CANAL

Rodrigo Lopes, vereador com o pelouro da Educação do município de Penafiel, relevou a importância que o ISCE Douro tem para Penafiel e para a região.

O ensino superior foi uma aposta que fizemos e temos tentado manter uma articulação constante com o ISCE Douro que tem uma dimensão económica significativa no tecido social e empresarial local e regional. Trata-se, ainda, de um viveiro de recursos para o tecido empresarial”, avançou, reconhecendo que é vital manter esta ligação com o ISCE Douro.

alunos final | NOVUM CANAL

Este instituto tem sabido estabelecer as parcerias que considera vitais e nos últimos anos tem crescido. Estamos ao lado da instituição e procuramos corresponder àquilo que nos é solicitado”, precisou.