Publicidade

CIM do Tâmega e Sousa debate estratégia turística da região

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa organiza, na próxima terça-feira, dia 26, um seminário para debater a estratégia de promoção turística da região.

Designado de “Douro, Tâmega e Sousa – Onde se visita um território que inventou um país”, o evento terá lugar no MACC Baião – Mosteiro de Ancede Centro Cultural, em Baião, a partir das 14h30.

A CIM Tâmega e Sousa destaca que “este seminário, que se enquadra no âmbito do processo de descentralização administrativa através da transferência de competências do Governo para as comunidades intermunicipais no domínio da promoção turística interna sub-regional, coincide com o encerramento do atual quadro comunitário, no qual a CIM do Tâmega e Sousa liderou uma Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos”.

O seminário tem como foco temático no “turismo e a preparação das linhas de ação desta região para o próximo ciclo de programação dos fundos europeus”.

Este seminário constituirá, por isso, uma “oportunidade para fazer uma retrospetiva do trabalho em rede realizado e dos investimentos públicos e privados feitos no quadro desta Estratégia”.

O debate reunirá autarcas da região e os principais “stakeholders desta Estratégia, bem como para perspetivar o futuro do turismo na região, contando para o efeito com a participação do Presidente da CCDR-N e da Autoridade de Gestão do Norte 2030 e de um Vogal Executivo do Norte 2030, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portuga e do Coordenador do Departamento de Turismo e Lazer da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto”.

Fotografias: DR

No final do seminário será realizada a “22.ª reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, que terá como um dos pontos da ordem do dia a aprovação dos investimentos a realizar no próximo quadro comunitário, no qual a região irá receber cerca de 187 milhões de euros, um envelope financeiro que será formalizado através de um Contrato de Desenvolvimento e Coesão Territorial, a celebrar entre a CIM do Tâmega e Sousa e a Autoridade de Gestão do Norte 2030”.

Recorde-se que importância da atividade turística na região do Douro, Tâmega e Sousa motivou, em 2016, a “definição de uma Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE assente no turismo, destacando-se como produto-âncora o turismo de natureza e de aventura e como produtos complementares o turismo cultural, o turismo gastronómico, o enoturismo e o turismo de saúde e bem-estar”.

Esta estratégia, designada de “Turismo para Todos”, foi formalmente reconhecida em outubro de 2018, tendo sido contratualizada com a sub-região do Tâmega e Sousa no âmbito do Norte 2020”, refere a CIM Tâmega e Sousa que sublinha que “esta estratégia permitiu a implementação de 25 projetos-âncora, com um investimento global de cerca de 26 M€ e um apoio comunitário, através do Norte 2020, de cerca de 18 milhões de euros”.

Até ao momento, estima-se que o efeito multiplicador do investimento materializado pelos projetos-âncora corresponda quase à duplicação desse investimento em investimentos privados, gerando acrescidos fatores de competitividade e emprego capazes de responder a uma procura cada vez mais exigente”, acrescenta a CIM Tâmega e Sousa que sublinha que o  seminário “Douro, Tâmega e Sousa – Onde se visita um território que inventou um país” insere-se na Operação “PROVERE – Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 1 – Destino Turístico”.

Esta operação é promovido pela “CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade