Resende acolhe, de 22 de setembro a 1 de outubro, a tradicional festa do concelho, denominada Festa da Labareda, e que conta com um programa diversificado, com destaque para a presença dos artistas Canário, D.A.M.A. e Calema.
A autarquia destaca que o programa integra concertos, eventos desportivos e culturais, gastronomia, artesanato, folclore, exposições e arruada de bombos, que irão proporcionar momentos de animação e diversão a todos os munícipes e visitantes.
A iluminação festiva nas principais ruas da vila e as sessões de fogo de artifício são outras atrações que prometem surpreender quem visitar Resende.
A abertura da festa realizar-se-á no dia 22 de setembro, sexta-feira, às 21h30, com a atuação de grupos locais.

O município adianta que “um dos atrativos do cartaz musical, para além das bandas locais que se destacam pela diversidade, merecendo igualmente referência e um momento para a sua promoção e projeção, é a atuação dos artistas nacionais Augusto Canário, no dia 28 de setembro, D.A.M.A., no dia 29 de setembro, e Calema, no dia 30 de setembro”.
Do vasto programa de atividades, salienta-se, ainda “a mítica prova de perícia automóvel – Labareda 2023, com Slalom Noturno no dia 23 de setembro e perícia no dia 24 de setembro, que pretende atrair os amantes dos desportos motorizados, que já é uma tradição nesta festa”.
De referir, ainda, a iniciativa gastronómica “Papas no Pote”, agendada para o dia 28 de setembro, a partir das 20h00, no Parque Urbano, numa oportunidade única de saborear esta delícia da gastronomia tradicional, confecionada à moda antiga.
No dia 29 de setembro, feriado municipal, realiza-se a Feira de S. Miguel e as comemorações solenes do Dia Concelhio do Bombeiro, com o desfile temático (apeado e motorizado) dos Bombeiros Voluntários de Resende pelas ruas da Vila, a partir das 15h30.
O folclore estará em destaque no dia 1 de outubro, domingo, último dia de esta, com o desfile dos Ranchos Folclóricos do Concelho, a partir das 16h00, seguindo-se o Festival de Folclore Concelhio, no Largo da Feira.
O programa termina com o concerto da Banda “A Velha” de São Cipriano, a partir das 21h30, no Largo da Feira.