Maria Moreira, das Termas de S. Vicente, no concelho de Penafiel, foi a vencedora do Concurso de “Pão de ló” que decorreu, este terça-feira, evento que contou com outros concorrentes e conta com colaboração de Técnicos da Direção Regional de Agricultura.
A vencedora, em declarações ao Novum Canal, mostrou-se agradada com o primeiro lugar e com o facto do seu pão de ló ter sido o mais votado pelo júri.
“Obviamente que estou orgulhosa, por ter obtido o primeiro lugar logo na minha primeira participação. Estou feliz, vim para participar e, aliás, quem me inscreveu foi a minha irmã”, disse, .confessando que esta é uma iguaria única, sendo, também, uma marca e uma presença na doçaria da região.
Questionado sobre o segredo para se confecionar o pão de ló, Maria Moreira reconheceu que existem várias variáveis que podem pesar na sua confeção e no produto final e na qualidade que se almeja que este doce venha a ter.
“O segredo passa, sobretudo, pelos ovos, o saber bater, ser confecionado num forno a lenha e a temperatura certa”, expressou, sustentando herdou da família a rate de confecionar esta iguaria.
“Já a minha avó e a mãe dela faziam pão de ló”, adiantou, sublinhando que mantém os mesmos processos e o fabrico artesanal dos seus antepassados na confeção deste doce que foi agora premiado na Agrival.