Chegou ao fim a Agrival e é tempo de se fazer o balanço final da operação de segurança que esteve em destaque durante os 10 dias do evento e que mobilizou a GNR, os Bombeiros Voluntários de Penafiel, a Proteção Civil e a empresa de segurança contratada pela organização para que tudo decorresse dentro da maior normalidade.
No balanço final, de uma operação cuja principal missão foi a de segurança e manutenção da ordem pública, há a registar 24 detenções pela GNR, sendo 19 dessas detenções derivadas a condução com taxa de álcool superior ao permitido por lei.
Foram ainda detidos dois cidadãos por tráfico de estupefacientes e três devido a crimes contra agentes de autoridade, sendo que dois por desobediência e um por resistência.
Na edição da Agrival um dos pontos mais positivos a destacar é que durante todo o certame não foram registados qualquer tipo de furtos, quer a pessoas, quer em veículos.
Mas no rescaldo desta Agrival 2023, e das ocorrências que a GNR respondeu, destaque para a identificação de 29 indivíduos com excesso de álcool e 7 com consumo de estupefacientes.
A GNR deu ainda conta que durante a Agrival dois menores foram identificados e os seus progenitores notificados, com comunicação à CPCJ, por consumo de álcool e um progenitor, com os seus filhos menores, foi identificado em estado de embriaguez, tendo o mesmo sido identificado e os menores foram entregues a um adulto.
No final, pode-se afirmar que este ano a Agrival decorreu com a maior das naturalidades e com sentimento de segurança para todos, desde expositores a público.