Jorge Pinto, residente em S. Mamede de Recezinhos, venceu, pela primeira vez, o concurso da “Broa de Milho” da Agrival, numa iniciativa que contou com a presença de vários produtores deste produto ancestral e característico que faz parte dos hábitos alimentares de inúmeras famílias.
Jorge Pinto, em declarações ao Novum Canal, não escondeu o regozijo por ter sido premiado, logo com o primeiro lugar, num concurso que contou com a participação de vários produtores de broa de milho igualmente afamados.
“Desde muito novo que trabalho em padarias e na confeção da broa de milho, pelo que fiquei orgulhoso por ter tirado o primeiro lugar. No ano passado tinha arrecadado o terceiro lugar”, disse, salientando que este prémio faz, também, jus ao seu trabalho, à arte de confecionar a broa de milho, um produto ancestral, e à necessidade de manter viva esta prática e esta tradição.

“Desde sempre gostei de trabalhar em padarias e este ano foi a minha vez de tirar o primeiro prémio”, expressou, sustentando que não existem segredos para se confecionar uma broa de milho.
“O segredo? Não há segredo. Passa, sobretudo, por amassar devidamente, misturar sempre as mesmas quantidades”, afirmou.
Questionado sobre a necessidade de manter viva esta tradição gastronómica, Jorge Pinto, declarou estar convicto que esta tradição gastronómica irá manter-se viva, assim como a arte de aprimorar a qualidade deste produto.
“Há muita gente que trabalha em padarias e sabe fazer broa de milho, pelo que, acredito, o futuro está assegurado”, expressou.
Refira-se que este concurso contou com colaboração de Técnicos da Direção Regional de Agricultura.