“Homens Néscios” é o nome da nova peça de teatro da companhia de teatro Astro Fingido, numa co-produção com a Companhia de Dança Contracuerpo, no México, que vai ser apresentada em Paredes, no dia 7 de setembro, em Lordelo, no dia 8, e em Rebordosa, no dia 9.
A autarquia paredense destaca que este “projeto cultural foca-se na violência doméstica, nomeadamente, de género, e resulta da recolha de testemunhos de homens condenados judicialmente e que frequentam, em Portugal, programas de prevenção da reincidência – nomeadamente no Gabinete de Apoio a Agressores de Vila Praia de Âncora; no projeto PICA da Associação A4 em Arouca; no projeto PIAC da Junta de Freguesia de Aver o Mar; e no Espaço Arruda em Santa Maria da Feira -, bem como do estudo de casos mediáticos difundidos pela comunicação social”.
Depois da estreia, no México, a Casa da Cultura de Paredes vai ser o palco da primeira apresentação da peça de teatro em Portugal, no dia 7, às 21h00.

“ Após o espetáculo, haverá um momento de conversa com o público, com moderação de Cláudia Marisa Oliveira (socióloga e docente da ESMAE/IPP) e com a presença de Ângela Marques (em representação da Astro Fingido), Jorge Dominguez Cerda (em representação da Contracuerpo) e Filipa Cardoso (em representação da Associação A4 – Acolher, Aceitar, Agir, Adapta de Arouca)”, refere o município na sua publicação oficial que salienta que “as próximas sessões acontecem nos dias 8 e 9 de setembro pelas 21h30, no Auditório da Fundação A LORD (Lordelo) e no Auditório de A CELER (Rebordosa), respetivamente”.
A autarquia esclarece que a “dramaturgia é de Ângela Marques e Fernando Moreira, a encenação de Fernando Moreira, o movimento cénico de Jorge Dominguez Cerda (Contracuerpo), desenho de luz e espaço cénico de Patricia Gutierrez Arriaga, sendo o desenho de som e a música original de Alberto Lopes”.
O elenco é constituído por “Emílio Gomes e Valdemar Santos, que inclui também as bailarinas mexicanas Kena Carbajal e Giselle Martínez”.
Este trabalho conta, ainda, com a participação especial de “Andrea Gabilondo, coreógrafa mexicana radicada em Portugal”.
O espetáculo “Homens Néscios” é financiado pelo “Programa Iberescena, pelo Programa México en Escena-Grupos Artísticos do Sistema de Apoyo a la Creación y Proyectos Culturales e pela CLDS Paredes Integra (Câmara Municipal de Paredes)”.