EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

“Não visitava a minha terra natal há 11 anos”

Amâncio Andrade é emigrante na Austrália há 21 anos.

Tal como muitos emigrantes, Amâncio Andrade confirmou que foi a procura por melhores condições de vida e de uma vida digna  que o levaram a sair do país e a rumar, ainda muito jovem, com apenas 19 anos, para um país tão distante como a Austrália.

Além da procura de melhores condições financeiras, Amâncio Andrade não nega, contudo, que a sua vontade de sair de portas teve uma pitada de espírito de aventura a que não é alheio o facto de ter decidido emigrar apenas com 19 anos.

E apesar da tenra idade, aventurou-se a viajar sozinho e lá foi estrada fora a desafiar o destino.

Atualmente, tem mulher e filhas e é por elas que continua na luta.

Ao Novum Canal, este Amâncio Andrade realça que este é um ano especial. Não visitava a sua terra natal há 11 anos, devido aos custos inerentes a uma viagem que incluiu toda a família.

“Em Portugal exercia a profissão de carpinteiro, mas na Austrália estou ligado à construção civil.  Emigrei para encontrar melhores condições de vida. Fui para a Austrália sozinho com 19 anos”, disse.

Também é um lugar comum refletir sobre as diferenças entre o país de acolhimento e o país natal.

Falando das  condições económicas entre Portugal e a Austrália, Amâncio não tem dúvidas que país de acolhimento está num patamar  superior ao de Portugal,  seja em termos de saúde e educação. .

“Estamos a falar de países completamente diferentes. As escolas são diferentes, existem excelentes hospitais. O sistema de saúde da Austrália é muito melhor”, frisou.

Ainda assim e apesar de tudo, Amâncio Andrade, sonha em regressar um dia.

“Um dia gostava de voltar à minha terra natal. Para já é muito cedo. O nosso país não tem condições para acolher os seus emigrantes. O governo devia dar mais oportunidades aos portugueses”, atalhou, sublinhando, visivelmente emocionado, ainda não saber quando voltará a ter uma nova oportunidade de regressar a Portugal e à sua terra natal.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade