Cerca de vinte jovens participaram, no dia 18 de agosto, na ação de melhoria ambiental do rio Carvalhosa, na zona do Parque da Raivosa.
Os voluntários realizaram ações de “melhoria ambiental e de reconversão daquela área, através da recolha de resíduos urbanos do leito, remoção de invasoras e infestantes das margens do rio e desobstrução do curso de água.”.
A autarquia pacense d estaca que “após estas ações, procedeu-se à construção de microaçudes no leito do rio – um método que cria micro-habitats e permite uma maior oxigenação da água – que terá um efeito benéfico para a biodiversidade local”, salientando que os trabalhos foram monitorizados pela equipa do “Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira e contaram com o apoio fundamental da Junta de Freguesia de Carvalhosa”.

Desobstrução do leito do Rio Ferreira em Freamunde
Já no dia 16 e 17, vários 13 jovens participaram em ações de limpeza e desobstrução das massas de água no Parque da Cidade de Freamunde.
A Câmara de Paços de Ferreira adianta que os jovens, inseridos no programa do IPDJ e o acompanhamento dos técnicos do Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira, removeram-se cerca de “4,5 toneladas de tifa (Typha latifolia), promovendo assim um melhor escoamento da água e permitindo o surgimento de outras espécies aquáticas, não menos importantes”.
Durante a ação, procedeu-se ao “controlo do lagostim-vermelho-do-louisiana (Procambarus clarkii), que é uma espécie invasora com inúmeros impactos negativos na nossa biodiversidade local”.
Esta ação contou com o apoio da Junta de Freguesia de Freamunde.