Vinte jovens voluntários, do concelho de Paços de Ferreira participaram, entre os dias 01 e 22 de agosto, numa ação controlo de Espécies Invasoras em Portugal, nomeadamente austrálias (Acacia melanoxylon), no âmbito do programa de voluntariado Cuidar e Valorizar o Património Ambiental e Florestal do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., na envolvência da Estação de Radar N.º2 no Monte Pilar, em Penamaior.
No âmbito deste projeto foram “descascadas, arrancadas e controladas mais de 4000 acácias durante as 900 horas de trabalho nesta área”.
A autarquia destaca que esta iniciativa, “surgiu da articulação entre a Proteção Civil de Paços de Ferreira e o Observatório Ambiental, visa, potenciar as ações de reflorestação já efetuadas”.
Pretende-se, ainda, promover o “aumento da segurança daquela área e a diminuição do risco de incêndio, através da substituição gradual das plantas exóticas, como acácias e mimosas, por espécies nativas, menos suscetíveis aos incêndios que assolam todos os verões os nossos montes”.