Publicidade

Ministra visitou futura residência para estudantes

A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, esteve em Lamego, esta terça-feira, 29 de agosto, para visitar os edifícios que vão acolher a futura residência de estudantes do ensino superior, cuja empreitada está em curso.

A autarquia destaca que esta obra “desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está a ser executada pelo município, em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, num investimento de 1.786.347€, dos quais a autarquia assume 284.217,00€ de investimento não financiado”.

A futura residência estará situada na Praça do Comércio, disponibilizando 46 camas para estudantes bolseiros, a partir do ano académico 2024/2025.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, destacou que “a concretização deste novo projeto é uma ambição antiga para reforçar o crescimento e a consolidação do ensino superior público em Lamego que regista uma procura crescente”.

Fotografias: DR

A não existência de uma estrutura residencial deste tipo, numa instituição onde 80% dos alunos chegam de fora do concelho, e onde o mercado de arrendamento não consegue dar resposta, é um problema que nos preocupa. A residência será criada para ajudar estas situações”, expressou.

Acredito que a futura residência também vai alavancar o rejuvenescimento da zona alta da cidade, com a presença de mais jovens e mais dinâmica económica, impulsionando a recuperação e a revitalização da zona envolvente”, afirmou ainda.

A futura residência foi planeada para proporcionar as melhores condições de estadia, bem-estar e conforto, contribuindo para a igualdade de oportunidades, integração social e bom desempenho académico dos alunos. Terá diversas tipologias e áreas comuns (cozinha, salas de refeições, de convívio e de estudo, lavandaria, entre outras)”, acrescenta a autarquia.

A ministra do Ensino Superior garantiu, em Lamego, que, até ao final de 2026, haverá mais 15 mil camas para estudantes, graças ao financiamento do PRR.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade