José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), foi terceiro classificado, na terceira e penúltima etapa da Volta a Portugal de Juniores que voltou a confirmar o domínio espanhol na prova e intensificou a luta a dois pela camisola amarela.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que “Pablo Lospitao (Electromercantil/GR100) foi o primeiro a cortar a meta em Manteigas, mas Daniel Tenorio (GSport+Vatios) respondeu da melhor forma, mantendo a vantagem em mais de 50 segundos”.
A federação adianta, ainda, que “com início em Almeida e final em Manteigas, a terceira etapa foi a mais longa e uma das mais exigentes da competição, num total de 120,1 quilómetros, marcados por um prémio montanha de primeira categoria na parte final”.
“ Tinha, por isso, potencial para ser decisiva, mas os primeiros quilómetros não trouxeram novidades, com o pelotão a manter-se coeso, tendo registado uma média de 35 km/h ao longo da primeira hora de corrida” declara a estrutura que gere o ciclismo nacional que declara que “foi assim até à primeira meta volante, em Vale de Estrela, ao quilómetro 70,3.”.
“A partir daí, um grupo de 37 ciclistas ganhou a frente da corrida – dois deles chegaram a fugir e a ter 55 segundos de vantagem sobre o pelotão e 30 sobre o grupo perseguidor”, reforça a federação que adianta que “perto da última meta volante, coincidente com a primeira passagem pela meta final, o pelotão já estava novamente compacto”.

Seguiu-se o primeiro ataque, no “início da subida para o prémio montanha de primeira categoria na Estrada Florestal de Manteigas, colocado a 12 quilómetros do final”, com Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agricola-ALC) a ser o primeiro a arriscar.
Pablo Lospitao, Daniel Tenorio, Andrey André (Landeiro/KTM/ACR Roriz Cycling Academy) e José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), reponderam e passaram por esta ordem no topo da subida.
“O grupo ficou depois reduzido a quatro ciclistas – Andrey André ficou para trás -, que disputaram a etapa até aos últimos metros. Pablo Lospitao foi o mais rápido a cortar a meta, com 3h20m40s, menos um segundo que Daniel Tenorio, segundo classificado, José Moreira, terceiro, e Tiago Santos, quarto”, reforça a federação na nota informativa que nos endereçou.
Este domingo será o dia da quarta e última etapa da 17.ª Volta a Portugal de Juniores.
A tirada de 104 quilómetros partirá de Mêda, às 10h30, com destino a Celorico da Beira, onde a chegada está prevista para as 13h20.
Os quatro prémios de montanha, todos de terceira categoria, são o destaque principal da etapa de todas as decisões.