Fernando Pimenta sagrou-se, este sábado, tricampeão do mundo de canoagem em K1 1000 metros, nos mundiais que decorrem na Alemanha.
A Federação Portuguesa de Canoagem destaca que o canoísta português conquistou o ouro pela terceira vez, sendo esta, também, a terceira “da modalidade nesta disciplina em embarcações individuais”.
Ainda de acordo com a federação, com este resultado, o canoísta conseguiu uma vaga nesta categoria para Paris 2024.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já congratulou o canoísta olímpico Fernando Pimenta, recordando que o atleta alcançou “mais um feito extraordinário para o desporto nacional e para a canoagem em particular, numa já longa carreira em que tem sempre representado Portugal ao mais alto nível”.

O Chefe de Estado realçou também as “boas prestações dos atletas nacionais nas mais variadas modalidades nestes últimos dias, não apenas no campeonato do mundo de canoagem, como também nos Campeonatos do Mundo de Atletismo em Budapeste, na Hungria, no Grand Prix de Judo e no Campeonato do Mundo de Judo em Cadetes, ambos em Zagreb, na Croácia, no Triatlo em Paris, no Campeonato da Europa júnior de Saltos para a Água, em Rijeka, na Croácia, não podendo deixar de destacar o título mundial de João Paulo Azevedo e Inês Barros na prova de equipas mistas de Tiro com Armas de Caça no Campeonato do Mundo da modalidade em Baku, no Azerbaijão”.
“A todos os atletas, os que já competiram e os que ainda estão em competição, aos treinadores e equipas técnicas, às respetivas federações e ao Comité Olímpico de Portugal, o Presidente da República deixa uma palavra de apoio e incentivo, desejando as maiores felicidades pessoais e desportivas”, adianta Marcelo Rebelo de Sousa.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, associou-se, igualmente, aos inúmeros atores e agentes ligados ao desporto que já felicitaram Fernando Pimenta.