Os Dias na Diocese foram vividos em Celorico de Basto nos dias que antecederam o início efetivo das JMJ, que arrancam dia 1 de agosto em Lisboa, sendo que do concelho celoricense vão participar nestas jornadas 91 jovens.
Aliás, em Celorico, o Município associou-se ao Arciprestado e juntos acolheram cerca de 700 jovens oriundos de França, Troyes, e de Espanha, Toledo. O grupo de França chegou a Celorico no dia 26 de julho e o grupo de e Espanha chegou no dia 29.
O grande dia do acolhimento em Celorico de Basto decorreu no dia 29 de julho, com visitas à igreja paroquial do Corgo, onde se encontra sepultado o Venerável Frei Bernardo de Vasconcelos, patrono destas Jornadas Mundiais da Juventude por Braga, e caminhadas na ecopista. A tarde contou com uma missa campal, no Parque Urbano do Freixieiro, presidida pelo Arcebispo de Toledo, D. Francisco Chaves, no final decorreu um arraial e os presentes foram convidados a desfrutar da programação inerente às Festas do Concelho.
Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, “não poderíamos ficar fora deste momento único e irrepetível, no nosso tempo, no nosso país. As JMJ são o evento que mais gente atrai a este país, um marco na fé católica, onde milhões de jovens peregrinos participam. A participação da autarquia neste DND foi aceite deste o primeiro instante e vivemos momentos muito intensos de fé, proporcionados por estes jovens, ao longo destes dias”.