Baião acolheu milhares de pessoas Festas Concelhias e de São Bartolomeu que decorreram entre 17 e 24 deste mês e contaram com um programa diversificado, assente nas tradições “enriquecidas pelo convívio com a modernidade”.
A autarquia destaca, na sua página oficial, que o “Desfile de Moda e Noite Branca marcou o arranque da edição”, integrando o programa “grupos de concertinas, grupos de bombos, fanfarra, bandas de música, espetáculos de música popular e tradicional assim como o Festival Internacional de Folclore”.
A edição deste ano das Festas Concelhias e de São Bartolomeu contou, também, com vários “concertos com artistas locais e nacionais”, assim como o desfile de gado e de carros de vacas “uma das iniciativas mais concorridas”, tendo sido apresentados “exemplares vindos, não só de Baião, mas também de concelhos vizinhos e mesmo de localidades mais distantes”.

No âmbito deste desfile, a “Câmara Municipal de Baião atribuiu, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, um incentivo no valor de 100 euros, verba que é direcionada para os criadores do concelho de Baião, obedecendo à condição de que as novilhas nasçam no concelho e se mantenham na exploração, pelo menos até aos seis meses”.
As Festas Concelhias e de São Bartolomeu ficaram, ainda, marcadas pela realizada da Feira do Artesanato, que decorreu na praça D. Manuel de Castro e reuniu “artistas em diversas áreas, desde as bengalas aos bordados, miniaturas em madeira, doces, licores, trabalhos em cobre, peças de barro, loiça decorativa, bonecas de pano tradicionais, entre outras peças originais e genuínas”.