O Município de Baião apresentou, na Biblioteca Municipal António Mota, o Inventário Municipal do Arvoredo em Espaço Urbano, que desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida, uma vez que proporciona uma série de benefícios, tais como a melhoria da qualidade do ar, a diminuição da temperatura, assim como estimula a biodiversidade e ajuda na mitigação das alterações climáticas, entre outras vantagens.
A realização deste inventário “é uma exigência legal que define a estratégia municipal para o arvoredo urbano e cria um quadro de atuação que promove e sistematiza as intervenções da autarquia no planeamento, implantação, gestão, manutenção e classificação do património arbóreo do município e consistiu em levantar de forma completa, no local, a vegetação urbana existente tanto em espaços públicos municipais, como em propriedades privadas do município”, refere a autarquia.
Para além da elaboração do inventário municipal, segundo Pedro Alves, técnico da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), “o município de Baião foi ainda mais além do que exige a legislação, uma vez que não se limitou a elaborar o inventário. Foi criada uma plataforma online, que possibilita a gestão e monitorização do inventário do arvoredo urbano, em tempo real e que pode ser utilizada em qualquer altura, em qualquer lugar e através de diferentes dispositivos”.
Foram inventariadas 2158 árvores, em contexto exclusivamente urbano e que representam 110 espécies, o que para o técnico da AFEDT “foi uma agradável surpresa, por ser um número acima das expetativas, ou seja, existe mais diversidade do que a que esperávamos e isso é muito positivo”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, assumiu a sua satisfação por “depois da aprovação, o ano passado, do Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo, estarmos agora a apresentar este instrumento que não só corresponde àquilo que a legislação impõe, e que vai muito além, dado que, para além do inventário, foi concebida uma aplicação que possui um conjunto de outras valências que enriquecem muito aquilo que é a nossa capacidade de resposta quer em termos de gestão do arvoredo, mas também ao nível da segurança e esclarecimento das populações”.
A nova plataforma pode ser acedida diretamente no site da Câmara, a partir da sua página principal, ou através do link: https://au.cm-baiao.pt/