Será já amanhã que a ópera “Rita” vai ser apresentada pela Orquestra do Norte e a Companhia all’Opera, no claustro da Câmara Municipal de Amarante.
Com encenação de António Durães e direção musical do maestro Fernando Marinho, esta ópera cómica “conta a história de Rita, a dona de uma pensão que manda e desmanda no seu segundo marido, Beppe. Quando Beppe se prepara para fazer o registo do novo hóspede – Gasparo – percebe que se trata do primeiro marido de Rita, que acreditava ter morrido num naufrágio. Mas Gasparo não está disposto a ficar com Rita, que julgava morta, uma vez que está noivo. Beppe e Gasparo decidem resolver tudo num jogo que ambos pretendem perder. Mas Gasparo ganha e tem de voltar para Rita. Mas esta não vai aceitar facilmente a decisão dos dois, uma vez que não quer voltar para um marido que lhe batia diariamente. Gasparo resolve então engendrar um plano para se ver livre da situação”, refere o texto de apresentação desta peça.
Em palco, a Orquestra do Norte estará acompanhada pela soprano Sara Braga Simões, o barítono Job Tomé e o tenor João Terleira, da Companhia all’Opera, criada em 2014 para dinamizar a ópera em Portugal e formar novos públicos.
O concerto terá início por volta das 22 horas e tem acesso gratuito, mas limitado à lotação do espaço.