O Mercado Municipal de Alijó vai ser o palco do encontro “Edifícios Públicos e Comunidade”, no dia 31 de agosto, a partir das 18 horas. Esta iniciativa, que junta o Município de Alijó e o projeto Arquitetura Aqui, pretende “estimular a partilha de memórias e experiências relativas a equipamentos de uso coletivo do concelho de Alijó, construídos entre 1939 e 1985”, refere a autarquia.
O objetivo do Encontro “é contextualizar socialmente o conjunto de equipamentos públicos de Alijó a partir do conhecimento dos cidadãos, para construir coletivamente uma história plural e partilhada destas obras, presentes na paisagem, no quotidiano e nas memórias dos seus habitantes”, refere uma nota do município no seu site oficial.
Os resultados desta iniciativa serão integrados na plataforma online do projeto Arquitetura Aqui, “onde se articularão com a informação recolhida e tratada previamente, a partir de documentação de arquivo, fontes bibliográficas e entrevistas”, adianta a mesma publicação.
Pretende-se, assim, “preservar a memória coletiva de Alijó e valorizar, através das histórias da sua utilização passada, o presente e o futuro destes lugares. Por este motivo, esta atividade é especialmente dirigida a pessoas que conhecem Alijó e os seus equipamentos pela sua experiência de vida, individual e coletiva”.
O projeto Arquitetura Aqui é uma iniciativa de investigação académica e cidadã, que pretende “apoiar a sustentabilidade e resiliência de comunidades locais com conhecimento consolidado sobre os edifícios e conjuntos urbanos onde se desenrola a nossa vida coletiva quotidiana”.