A Associação de Futebol do Porto (AFP) assinou um protocolo com a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual. (ANDDI Portugal), tendo como objetivos promover a “valorização, dinamização e integração de cidadãos com deficiência intelectual, síndrome de Down e perturbações no espetro do autismo, tendo como base o futebol e o futsal”.
O protocolo de cooperação, segundo a AFP, pretende “divulgar e incentivar a prática desportiva, além de um enquadramento e desenvolvimento das provas da ANDDI, nomeadamente no setor da arbitragem”.

A AFP refere que a ANDDI foi “fundada em 4 de dezembro de 1990, a A ANDDEM – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental, é uma Instituição sem fins lucrativos, cuja principal atividade é fomentar e organizar a prática de atividades desportivas de competição, para atletas nacionais portadores de deficiência mental / incapacidade intelectual, de acordo com a orgânica da F.P.D.D. – Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes”.
“No dia 9 de novembro de 2007, a sua nomenclatura foi alterada de ANDDEM para ANDDI-PORTUGAL – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, com efeito a partir de 2008”, refere a AFP que recorda que “em 2017, o nome mudaria novamente para Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, nome que se mantém em vigor aos dias de hoje”.