É inaugurada, este sábado, a segunda fase da Ecovia do Arda com as ligações da Pedra Má (Várzea) e da Ribeira (Tropeço), no concelho de Arouca.
A autarquia destaca que o “percurso a inaugurar tem uma extensão de aproximadamente 3,5 km e possibilita o acesso ao geossítio da Pedra Má, um dos 41 geossítios do Arouca Geoparque Mundial da Unesco”, salientando que a ligação à “Pedra Má contemplou a construção de uma travessia inferior à ponte de alvenaria ali existente. Perante uma encosta bastante íngreme”.

“A solução encontrada para superar este desafio técnico recaiu num passadiço em estrutura metálica, com cerca de 70 metros de extensão”, adianta o município que sublinha que foi ainda criado um “acesso lateral direto à ponte da Pedra Má e construída uma pequena ponte em madeira para travessia de um canal de rega”.
A câmara esclarece que a “Ecovia do Arda, que tem uma extensão de 11 quilómetros e atravessa 6 freguesias, conta, na sua totalidade, com um investimento elegível no valor de 2.197.298,95 euros, sendo que 1.867.704,10 euros (correspondente a 85%) está assegurado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020)”.