Portugal garante Euro em voleibol sub-22

voleibol 3 | NOVUM CANAL

A seleção nacional de voleibol feminina sub-22 garantiu, ao final desta tarde no multiusos de Paredes, o passaporte para a fase final do Campeonato da Europa, que se irá disputar em Itália no próximo ano.

E foram precisas 2h30 opara que se encontrasse o vencedor da Pool A desta fase que contou, ainda, com as seleções da Ucrânia, Dinamarca e Irlanda.

O terceiro e último jogo do selecionado luso adivinhava-se como aquele que iria trazer mais dificuldades a Portugal, até porque, do outro lado, estava uma seleção ucraniana com muito talento e com um percurso idêntico ao português, ou sejam vinha de vitórias concludentes diante irlandesas e dinamarquesas.

E Portugal até começou este jogo decisivo da melhor forma e, num primeiro set muito equilibrado, as portuguesas foram sempre mantendo uma distância de dois pontos para as ucranianas e, ao fim de 29 minutos conseguiram fazer o 1-0 com um parcial de 26-24.

Na entrada do segundo set, Portugal entrou a todo o gás e teve mesmo a tarefa facilitada, pois as ucranianas foram acusando o acerto luso e as jogadoras portuguesas foram disparando e conseguiram uma vantagem confortável de 7 pontos de diferença, que deu, perfeitamente, para gerir este set e terminar com um 25-18 em 26 minutos.

Contudo, a seleção da Ucrânia agarrou-se ao brio e entrou na discussão do encontro e no terceiro set, com Portugal a parecer um pouco deslumbrado com as facilidades do que estava para trás, deixou-se surpreender e acabou por perder por 18-25 em 26 minutos.

O pavilhão uniu-se, então, às suas jogadoras  e foi tentando empurrar a equipa para a vitória no quarto set, mas, numa confronto muito equilibrado até aos 24-24, com cada ponto a ser discutido até à exaustão e com muita qualidade no voleibol apresentado pelas duas seleções, a Ucrânia em 32 minutos acabaria por vencer por 24-26 e mandar todas as decisões para a negra, o quinto e decisivo set.

Portugal nesta fase entrou unido e determinado e facilmente atingiu uma diferença no marcador de 4 pontos de vantagem, quando fez o 7-3. Andou sempre na frente a equipa portuguesa e chegou a dispor de 3 set points para decidir tudo, quando fez o 14-12, mas o certo é que as ucranianas cerraram dentes e voltaram a entrar na discussão do resultado e passaram mesmo a liderar no set decisivo com a possibilidade de vencerem quando se apanharam na frente do marcador com um 18-17 e dispuseram de serviço para atacar a possibilidade de um ponto decisivo.

voleibol 1 1 | NOVUM CANAL
DR

Aí entrou em campo o sétimo jogador, com o público a empurrar o selecionado luso para uma recuperação incrível e com dramatismo chegar ao triunfo com um 20-18 em 25 minutos.

No fim, Portugal conseguiu ser mais eficaz e celebrou a passagem à fase final do Europeu de sub-22 que vai ter lugar em Itália no próximo ano.

A Ucrânia ainda olha para uma possível ida, ficando aguardar o que virá das outras pool’s para saber se também marca lugar em Itália. E a ver pelo que fez neste torneio disputado no multiusos de Paredes… até apresentou argumentos válidos para estar na montra europeia, teve foi um Portugal de nervos de aço no caminho e a garantir essa vaga lusa em terras italianas.