O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, presidiu esta sexta-feira, à cerimónia de implantação da primeira pedra da obra ERPI + SAD da Casa do Povo de Bitarães, obra que irá abranger 36 utentes, em Lar Residencial, e 40 utentes no Serviço de Apoio Domiciliário.
O projeto, orçado em 2.451.764,55 euros, financiado ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, comporta uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e terá o apoio financeiro do Município de Paredes em cerca de 829 mil euros do valor da obra. De acordo com Alexandre Almeida, além deste apoio, “a autarquia investiu, ainda, 50 mil euros na elaboração dos Projetos Técnicos de execução da obra, nomeadamente, licenciamento das especialidades, arquitetura e projeto de execução”.
O autarca salientou que este tipo de investimentos que têm acontecido um pouco por todo o concelho se deve “ao excelente trabalho que as nossas IPSS’s têm vindo a desenvolver e, como sabem, só através delas era possível estas candidaturas neste contexto”.
O prazo de execução do novo lar de Bitarães é de 24 meses.
Por sua vez, o presidente da Casa do Povo de Bitarães, Mário Rocha, salientou que “o nosso sonho está a começar a ser concretizado e virá a dar uma resposta que há muito pretendíamos para os nossos idosos”.
Na cerimónia estiveram presentes o vice-presidente da Câmara, Elias Barros, os vereadores Francisco Leal, Beatriz Meireles, Paulo Silva e Tânia Ribeiro, o presidente da Casa do Povo de Bitarães, Mário Rocha, o padre Armando Neto e representantes de instituições e empresas locais.