O Município de Paredes homenageou diversas personalidades do concelho, na sessão solene comemorativa do feriado municipal, que decorreu hoje na Casa da Cultura
A autarquia atribuiu Medalhas de Ouro do Município nas categorias de cultura, desporto, empresas, ensino e profissões.
Na cultura, os homenageados foram o Rancho Folclórico de Aguiar de Sousa; Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Bitarães; Rancho Regional de Paredes; Grupo Folclórico de Cête; Grupo Etnográfico S. Miguel de Cristelo; Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima – Gandra; Grupo de Danças e Cantares de Lordelo – “Os Expansivos”; Grupo Cultural e Artesanal das Lavradeiras – Lordelo; Rancho Folclórico “Os Marceneiros de Rebordosa”; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei; Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Sobrosa e Rancho Regional e Juvenil da Senhora da Hora de Vilela.
No desporto a homenagem foi atribuída a Rodrigo Ribeiro, antigo campeão nacional de motocross e autocross, um dos principais responsáveis pela existência da Shakedown de Baltar do Rally de Portugal e da especial que este ano decorreu no mesmo local e Bernardo Sousa, antigo ciclista de sucesso que participou em 9 Voltas a Portugal, tendo ainda sido campeão nacional de pista e velocidade, e que, futuramente, como revelou Alexandre Almeida, terá uma prova velocipédica com o seu nome.
Nas empresas o Município atribuiu a medalha de Ouro à Litocartão e a Móveis Fialho.
A Escola Secundária de Paredes recebeu a Medalha de Ouro na área do ensino e Maria Glória Rocha Alves Silva, recebeu uma Medalha de Ouro na categoria profissões.
Alexandre Almeida salientou “a importância destas condecorações aos grupos folclóricos pelo trabalho que fazem da preservação das nossas tradições e cultura, e ainda para mais quando temos uma aposta este ano tão clara na preservação do nosso folclore”.
O autarca salientou ainda que no futuro próximo, “com a conclusão do Auditório Municipal, estará criada uma importante infraestrutura para que possa ser usada também pelos nossos ranchos, dando a dignidade e a visibilidade que tanto merecem”.
Alexandre Almeida sublinhou, ainda, a importância dos prémios atribuídos no âmbito do desporto a duas personalidades que “tanto deram e continuam a dar ao concelho”, referindo “a importância que o Rodrigo Ribeiro teve para que hoje seja possível a Shakedown de Baltar do Rally de Portugal e este ano com a passagem de uma classificativa que teve muito do seu empenho para que tal fosse possível”, não esquecendo, também, “o Bernardo Sousa, um ciclista que esteve em 9 Voltas a Portugal e que foi
campeão nacional de pista e velocidade e que, vai ter o seu nome associado a uma nova prova que vamos organizar de ciclismo para os escalões de formação e que decorrerá aqui na cidade”.
O presidente da Câmara falou ainda da “enorme capacidade de dois industriais, de ramos diferentes e que projetam o concelho fora de portas”, não esquecendo “a capacidade de trabalho que temos de premiar dos nossos cidadãos e este ano, na área do têxtil, premiamos uma costureira pelo seu desempenho na sua profissão ao longo de muitos anos”.
Alexandre Almeida falou ainda sobre a Medalha de Ouro atribuída à Escola Secundária de Paredes “um estabelecimento, no qual me orgulho de ter andando, e que por lá já passaram mais de 30 mil alunos paredenses e continua a ser um caso de sucesso e com reconhecimento nacional devido aos excelentes resultados académicos que vai tendo”.
O feriado municipal marca também o fecho das festas do Divino Salvador, festas da cidade de Paredes que vai ter o seu término com as Marchas de Paredes, a decorrer esta noite no Parque José Guilherme.