D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, foi nomeado cardeal, anunciou este domingo o Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
O Patriarcado de Lisboa destaca que “D. Américo Aguiar, de 49 anos, é Bispo Auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, e vai ser o quarto cardeal eleitor português num futuro Conclave”.
O mesmo Patriarcado declara que “além de D. Manuel Clemente, D. António Marto e D. Tolentino de Mendonça. Portugal tem ainda mais dois cardeais sem direito de voto por terem mais de 80 anos: D. José Saraiva Martins e D. Manuel Monteiro de Castro”.
Manuel Clemente, cardeal-patriarca, numa curta mensagem, já reagiu à nomeação de D. Manuel Aguiar, salientando que foi com “muita alegria e gratidão que acolhemos a criação cardinalícia do Senhor D. Américo Aguiar”.
“Pessoalmente, sempre pude contar com a sua disponibilidade, generosidade e eficácia, quer no Porto, quer em Lisboa. Tudo o que acontece de muito bom com a Jornada Mundial da Juventude deve-se sobretudo a ele. Eclesialmente, serão ainda mais os que beneficiarão com as suas muitas qualidades”, sustentou.
Refira-se que D. Manuel Aguiar esteve recentemente de visita a duas empresas no concelho de Paredes que estão a produzir mobiliário para o altar da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que irá decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
Saliente-se, ainda, que D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, foi recebido, no dia 12 de junho, no município de Paredes, pelo presidente Alexandre Almeida, acompanhado do vice-presidente, Elias Barros.
Nesse encontro assinalaram o início da parceria para a produção do mobiliário destinada ao altar da JMJ Lisboa 2023 – Jornada Mundial da Juventude, que está a ser produzido no concelho de Paredes.