A Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu na cidade do Porto, os seus principais eventos de Verão e mostrou as suas potencialidades nos mais diversos domínios, numa alargada ação promocional, que teve lugar no espaço do renovado Mercado do Bolhão.
A autarquia destaca que esta ação contou com o apoio da Associação Comercial e Industrial, bem como a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira e Miguel Guedes, dos Blind Zero.
Num dia, em que a Marinha Portuguesa comemorava o seu aniversário na cidade invicta, com atuações também neste espaço icónico da cidade, o município de Castelo de Paiva aproveitou para se apresentar como destino turístico, dando a conhecer “as suas grandes festas e eventos como a Bienal de Cultura, as grandiosas Festas de S. João, e a Feira do Vinho Verde Gastronomia e Artesanato, a sua beleza paisagística, as suas potencialidades turísticas, os seus rios e os desportos de águas bravas”.
A ação procurou, também, “potenciar o concelho enquanto destino turístico, enquanto que, paralelamente, pretende-se promover aquilo que o concelho tem de melhor e que pode fazer as delicias dos visitantes, como a boa gastronomia, os afamados vinhos verdes, o fumeiro regional e a tão conhecida doçaria tradicional”.

Citada em comunicado, a vereadora do pelouro do Turismo, Liliana Vieira, destacou a importância do evento, evidenciando a necessidade de Castelo de Paiva se mostrar e dar a conhecer as suas enormes potencialidades, os seus projetos e ambições turísticas.
No âmbito da programação para este dia de “ Payva no Bolhão “, registou-se a presença do conceituado chef de cozinha Renato Cunha, que orientou duas sessões de “ showcooking “, dedicados a dois pratos emblemáticos da cozinha paivense.
A ação contou, também, com a presença do experiente e reconhecido enólogo Jorge Sousa Pinto, que abordou as qualidades dos vinhos verdes da Sub Região de Paiva.

Citado em comunicado, o chefe do executivo paivense, José Rocha, recordou que esta iniciativa apresentou-se como uma “oportunidade de excelência de mostrar Castelo de Paiva com aquilo que de melhor tem o concelho, uma espécie de “ welcome center ” do município, com exposição e prova dos renomado vinhos verdes desta terra duriense, orientando a ação para a componente da gastronomia local, doçaria tradicional, bem como a oferta hoteleira disponível nesta terra do Vale do Paiva”.
José Rocha recordou que o concelho tem “outras potencialidades turísticas que importa promover e dar a conhecer”, mostrando-se orgulhoso por esta ação promocional ser um “sucesso e muito participada”.
O autarca agradeceu às varias entidades parceiras que colaboraram para a realização deste evento, recordando que esta ação teve como propósitos “realçar as potencialidades, os encantos do território e a sua beleza paisagística, ao mesmo tempo, anunciar os grandes eventos promovidos pelo município, que são já uma referencia na região”.