Castelo de Paiva acolhe, no próximo fim de semana, a XVI Feira Social, uma iniciativa promovida pela câmara municipal que conta com a colaboração das instituições particulares de solidariedade social (ipss´s).
A autarquia destaca que esta mostra tem como propósitos dar a conhecer o “trabalho realizado pelas diversas entidades que, no território concelhio, trabalham na área social, assim como as dinâmicas de parceria que vão sendo criadas durante a sua atividade”.
O evento decorre no espaço do Cais de Midões, território da Raiva, e apresenta um formato diferente, envolvendo todos os parceiros da Rede Social abrangendo crianças e jovens, seniores e cidadãos portadores de deficiência e outras parcerias.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, José Rocha, evidencia o desejo de continuar a trabalhar em “conjugação de esforços e recursos, para colmatar dificuldades, para minimizar e combater eficazmente a pobreza e a exclusão social e, ir ao encontro das pessoas mais necessitadas”.
O chefe do executivo destacou que “entender a responsabilidade social e apostar na valorização da condição humana é um dever de todos, enquanto cidadãos”.
A feira arranca na sexta feira, dia 26 de maio, sendo que a sessão de abertura contará com a presença de José Rocha, e do diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro, Fernando Mendonça, seguindo-se uma atuação da Academia de Música de Castelo de Paiva.

Ainda no âmbito deste certame será assinado um protocolo “ Aldeias de Portugal “, com palestra alusiva ao “ Douro, o Xisto e a História “,e a exibição da Academia de Dança de Castelo de Paiva PT Dance, acontecendo depois, o habitual périplo pelos espaços das IPSS e instituições e entidades presentes no certame.
Durante a noite está marcada uma representação teatral do Grupo Cénico de Bairros e a atuação do Coletivo Capela e Festa Total .
Sábado inicia-se com uma caminhada “Micas na aldeia de Midões”, seguindo-se a missa e procissão na Capela de S. José, sendo que, às 12h30 horas realiza-se mais uma edição do Festival das Sopas com a participação de seis entidades, animado com o Grupo de Cantares da ACUP.
Durante a tarde, regista-se a apresentação do livro “ Aos que vieram, depois de nós “, com a participação da Academia de Musica de Castelo de Paiva, Universidade sénior de Castelo de Paiva, Jardins de Infância de Sá e Oliveira do Arda, Rancho Infantil do CS do Couto Mineiro do Pejão, Projetos Micas e RIIA, bem como uma apresentação de Taekwondo e Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras.
O momento alto da Feira Social irá juntar as três filarmónicas do concelho ( Bairros, Fornos e Mineiros do Pejão ), sendo que, o programa da noite será preenchido com a realização da sexta edição do Concurso “ Got Talent Castelo de Paiva 2023 “, cujo objetivo principal é “potenciar a descoberta de novos talentos nas mais diversas áreas artísticas”.
No domingo, dia 29, ultimo dia desta jornada social, decorrerá a Feira Agrícola Especial, com aula de zumba e caminhada Aldeias de Portugal ( Midões e Gondarém ), com atuação da Academia PT Dance e Rancho Folclórico São Tiago a Rufar.