O Festival MaioÀbrir, que se realiza em Abragão, no concelho de Penafiel, regressa, nos dias 26 e 27 de maio, com um cartaz recheado de muita música, animação, e com uma novidade, o 1º Passeio de motas “RomânicoÀbrir” que contará ainda com uma bênção de capacetes.
A organização destaca que o festival irá iniciar com “prata da casa, com os “Azevinhos BandSchool”, um projeto musical, do abragonense Nuno Azevedo, e que conta também com vários músicos de Abragão.
Seguem-se mais dois projetos abragonenses, a partir das 00H00, com Dj Pedro Hollypock e Dj João Hard´uo.
No sábado, dia 27, o dia começa com o 1-º Passeio de motas “RomânicoÀbrir”, seguindo-se a bênção dos capacetes, às 15h30, no adro da Igreja, presidida pelo pároco da freguesia, Ariosto Nascimento.

Às 16h00 decorrerá uma visita ao Centro de Interpretação da Escultura Românica, seguido de uma prova de perícia no Centro Social e Cultural de Abragão.
As bandas “13 e o Clube 666” e “The Fines” entram em palco às 21h30 e 23h00, respetivamente. O Dj Rossy Rosato encerra o Festival a partir das 00H30.
Citado em comunicado, Daniel Mendes, membro da organização do evento, destacou que “após uma paragem obrigatória devido à pandemia, regressamos cheios de energia e com muita vontade de proporcionar bons momentos. São já 14 edições de MaioÀbrir e sempre com o mesmo objetivo – promover várias iniciativas culturais, desportivas e de lazer, para todos os gostos e idades”.
“Este ano entendemos apostar na “prata da casa” ou seja grande parte do programa musical estará entregue a talentos da nossa terra Abragão, situação que nos enche de orgulho e satisfação. Entendemos ainda organizar algo novo, com o passeio de motas. Esperamos que seja um grande fim-de-semana, em Abragão”, acrescentou.