Decorreu esta tarde a Bênção da requalificação do cemitério paroquial de Rans, no concelho de Penafiel.
Marcaram presença nesta cerimónia o presidente da Câmara Municipal de Penafiel e o Presidente da Junta de Freguesia de Rans que admitiu esta obra ser já muito desejada pela população e que melhorou a mobilidade no cemitério.
O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, destacou a importância da intervenção realizada e o facto da comunidade local e as famílias da freguesia passarem a dispor de espaço condigno para venerarem os seus entes queridos.
“O cemitério passou a adquirir uma nova funcionalidade. O cemitério foi sendo alvo de várias de intervenções nos últimos anos, mas nunca foi objeto de uma intervenção de fundo que acautelasse questões como a mobilidade e a acessibilidade. Todos sabemos que quem frequenta mais os cemitérios são as pessoas de mais idade e que precisam de verem acauteladas essas condições. Por outro lado, os cemitérios são equipamentos que devem ter dignidade, onde se encontram os nossos entes queridos e foi isso que procuramos fazer com a intervenção que foi efetuada”, manifestou, reconhecendo que esta é uma obra “discreta”, mas importante.
O presidente da Junta de Freguesia de Rans, Orlando Luís, relevou, igualmente, a importância desta intervenção.
“Procedemos a uma mudança radical. Asseguramos a mobilidade. Fizemos uma alteração profunda e tornamos este espaço mais funcional”, avançou, sublinhando que a obra permitiu fazer passeios, limitação de cantões, assegurando a mobilidade.
A obra permitiu, ainda, substituir o gradeamento por um muro.
“O apoio da Câmara de Penafiel foi determinante. O presidente da câmara tem honrado os seus compromissos, há ainda muita obra para fazer, mas irá surgir a seu tempo”, acrescentou.