A X edição do Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária juntou cerca de sete mil euros que foram entregues à ALDAF – Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares.
Este ano, o evento contou com sete mil velas que iluminaram a Praça das Pocinhas.
A autarquia destaca que este é um projeto desenvolvido pelo município que pretende “envolver a comunidade local em torno de um objetivo solidário, angariando fundos para uma instituição do concelho.”.
Refira-se que a A ALDAF é uma instituição de solidariedade social sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos “representar e defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência e incapacidades no Concelho de Lousada, promover a inclusão social e a participação ativa destas pessoas na comunidade evolvente”.
São, também, objetivos da instituição “desenvolver e apoiar atividades que visem promover a educação, formação, emprego, cultura, prática desportiva e ocupação dos tempos livres das pessoas com deficiência”.
Citada em comunicado, a vereadora da Ação Social, Maria do Céu Rocha, destacou que “o projeto Iluminar Lousada pretende envolver a comunidade local em torno de um objetivo solidário, nomeadamente na angariação de fundos para uma instituição do concelho, e que se tem repetido ao longo dos anos, alternando diferentes destinatários a apoiar”.

A autarca referiu que “este é um projeto que pretende envolver toda a comunidade Lousadense, unindo-se em torno de um objetivo solidário, que certamente se repetirá ao longo dos anos, alternando diferentes destinatários a apoiar”.
“ São várias as parcerias que se realizam para que o Iluminar Lousada seja uma realidade, desde o comércio tradicional, ao Motoclube de Lousada, alguns grupos de escuteiros, grupos pastorais, os movimentos seniores, entre muitos outros. A todos, muito obrigada pela colaboração”, disse.
A décima edição do Iluminar Lousada voltou a contar com a parceria do comércio tradicional e de inúmeras instituições do concelho.