A ACIP- Ave Cooperativa Intervenção Psicossocial de Lousada anunciou a criação de creche com capacidade para 42 crianças em Caíde de Rei, designada o Recreio da ACIP, no âmbito da tertúlia “Responsabilizar mais”.
Este projeto conta com o apoio do PARES 2.0 e tem por finalidade apoiar o desenvolvimento e consolidar a rede de equipamentos sociais.
Refira-se que a instituição aproveitou o seu 24.º aniversário para apresentar novos projetos em parceria com o município, nomeadamente a Casa de Louzada, com uma área de implementação de 1500 metros quadrados e que vai contar com 38 quartos.
O projeto ficará instalado na freguesia de Nevogilde e terá capacidade para 60 utentes.
O projeto vai ser desenvolvido com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, em parceria com o município e a comunidade e tem como objetivos convivência social, entre os residentes e destes com os familiares e com a comunidade; minimizar os fatores de exclusão e vulnerabilidade social; contribuir para uma maior coesão social no concelho e na região; desenvolver um processo de envelhecimento ativo e preservar e incentivar uma relação intrafamiliar”.
Refira-se que a ACIP promoveu, no dia 4 de maio, a ação “Responsabilizar mais” do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Lousada (CLDS), que tem como promotora a ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psicossocial.
O evento teve como finalidade dar a “conhecer e sensibilizar os empresários, instituições e entidades empregadoras locais para a empregabilidade e inclusão”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, destacou “a importância que a parceria entre o município e a ACIP tem tido para o concelho”, salienando que a ACIP esteve disponível para apoiar o município sempre que foi necessário, sucedendo o mesmo da parte da autarquia.
“A Casa da Boavista é um exemplo extraordinário do trabalho feito junto da população com deficiência. Ficamos de coração cheio ao testemunhar o trabalho feito com os utentes da instituição”, disse.
Francisco Lima, presidente da direção da ACIP, relevou o trabalho do munic+ipio e demais parceiros no apoio à instituição.
“Relativamente ao “maisLousada”, do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Lousada, que é dinamizado pela ACIP, está prestes a terminar, e é nossa obrigação, dar uma palavra de agradecimento a toda a equipa técnica do projeto, que em condições muito difíceis, impostas pela pandemia, conseguiram apresentar excelentes resultados”, expressou.
O responsável da ACIP declarou que “foram já abrangidas por este projeto cerca de 9 mil pessoas de grupos vulneráveis, crianças, jovens, famílias, desempregados e pessoas com deficiência”.
Ainda no âmbito do projeto foi lançado o livro “Família do Avesso” e “Família da tartaruga” com textos de Paula Penúria e autoria do “maislousada” CLDS4G, e crianças e jovens tiveram o batismo de voo com ida a Lisboa no âmbito das Ação “Free mais”.
O projeto maisLousadaclds4g tem como objetivo “aumentar a coesão no concelho de Lousada, promovendo processos de integração pessoal, social e profissional, em grupos populacionais vulneráveis, crianças, jovens e famílias de baixos rendimentos, desempregados, pessoas com deficiência e incapacidade”.
O evento contou ainda com um concerto de percussão dinamizado pelos utentes da ACIP.