IPMA adverte para mês de maio mais quente que o normal e sem chuva

IPMA final | NOVUM CANAL

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que as previsões apontam para um mês de maio mais quente que o normal e sem chuva.

As previsões foram veiculadas, esta terça-feira, dia 2 de maio, na sede do IPMA, numa reunião que teve como tema a “previsão meteorológica para os próximos meses, assim como o seu impacto na evolução da situação de seca e perigo de incêndio em Portugal continental” e que contou com a presença de “responsáveis políticos de três ministérios, assim como dirigentes e técnicos do IPMA e responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil , Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas  e APA”.

ipma 2 | NOVUM CANAL
Fotografia: DR

Neste encontro o IPMA deu a conhecer as “previsões e projeções meteorológicas e climatológicas para o período do Verão de 2023 às três áreas governativas. Esta informação é determinante no apoio à decisão em matéria de gestão de recursos hídricos e abastecimento de água à população, ao setor económico, bem como nas atividades da proteção civil, incluindo na prevenção e resposta a incêndios”.

Refira-se que, entretanto, também já o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, mostrou-se preocupado com estas previsões, alertando para o “perigo de incêndio muito elevado que daí decorre, previstas para os próximos dias em Portugal e na Europa”.