A Guarda Nacional Republicana (GNR) contabilizou, entre os dias 4 e 14 de maio, 1 420 ações, no âmbito da operação “Peregrinação Segura 2023”, tendo efetuado 535 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento.
Ainda, no âmbito desta operação, a GNR efetuou “6 054 condutores fiscalizados; 599 autos de contraordenação levantados ao Código da Estrada e 107 infrações por excesso de velocidade”.
A GNR procedeu à detenção de sete detidos por condução sob o efeito do álcool.
As autoridades esclarecem que no decorrer desta operação, foi “montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal”.
“ Estiveram ainda em reforço, meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos. Estiveram ainda empenhados da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV)”, refere a GNR que adianta que como “apoio aos peregrinos internacionais, a Guarda manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrol e contou com a colaboração da Guardia Civil”.

A Guarda Nacional Republicana registou como ocorrências mais significativas “20 voos de drones não autorizados e cinco pilotos identificados; 17 pessoas perdidas e posteriormente localizadas; 11 extravio de documentos; dez extravios de carteiras e nove recuperadas e um falso mendigo identificado”.
Refira-se que no âmbito desta operação, a GNR implementou um “dispositivo policial adequado, intensificando as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima”.
A operação visou garantir a “segurança e tranquilidade pública do evento e assegurar segurança rodoviária e fluidez do trânsito, com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos e prevenir a atividade criminal, através do reforço do policiamento no Santuário e zonas envolventes”.
De acordo com os dados do Santuário de Fátima, este ano deslocaram-se ao santuário cerca de 450 000 pessoas.