A 1ª Mostra de Inovação, Empreendedorismo e Educação – FEELTEK, inicia hoje e decorre até 28 de maio, no Mercado Municipal de Felgueiras e conta com a participação de 40 entidades.
A autarquia destaca que estas entidades trabalham projetos inovadores alicerçados em áreas temáticas como: educação e conhecimento; tecnologia e inovação; empreendedorismo e empregabilidade; mobilidade e sustentabilidade.
O evento abrirá portas às 10h00 e promete apresentar aos “jovens, alunos, encarregados de educação, ás empresas, e ao público em geral, projetos inovadores e inspiradores, numa perspetiva de orientação vocacional, captação de talento e oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade”.
“A FEELTEK será a 1ª grande montra de projetos educativos de inovadores do concelho de Felgueiras, direcionados para contextos empresariais e ideias de negócio, com o objetivo de mostrar as potencialidades, talento e vocação, dos jovens estudantes”, refere o município que destaca que a “iniciativa é realizada pela câmara municipal em parceria com os “Agrupamentos de Escolas de Airães, Idães, Dr. Machado Matos e Lixa, com a Escola Secundária de Felgueiras, a Escola Profissional de Felgueiras, o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico do Porto”.
“Os parceiros pretendem que a FEELTEK proporcione um ambiente descontraído aos jovens estudantes, para que possam estabelecer novos contactos, networking, intercâmbio e partilha de conhecimentos”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada que sublinha que no certame poderá usufruir de um “programa rico e diversificado com dezenas de “Espaços Expositivos” (indoor e outdoor), “Mesas Redondas” com oradores convidados, “Showcookings”, “Workshops”, “Concursos”, “Apresentação de Empresas”, “Apresentação de Projetos” e “Sessões de Demonstração”, e até “Momentos Culturais” desenvolvidos em ambiente educativo”.
O município relembra que “Felgueiras é uma cidade incubadora de talento, sendo dos únicos concelhos da região do Tâmega e Sousa que dispõe de todos os níveis de ensino (desde o ensino básico ao ensino superior)”.
A Câmara de Felgueiras recorda que é importante promover uma “oferta formativa diferenciada, segmentada para os principais setores de atividade da região, e ao mesmo tempo, preparada para acolher empresas de novos setores de atividade de elevado valor acrescentado que se possam vir instalar no território”.
A mostra vem ainda promover o “trabalho das várias instituições de educação e formação, do tecido empresarial nos diversos setores de atividade e de instituições públicas e privadas que, direta ou indiretamente, contribuem para a Inovação, Empreendedorismo e Educação no concelho, na região do Vale do Sousa e Norte de Portugal”.
Esta atividade decorre no âmbito do IGEA Educa Felgueiras 21-23 | Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar que está a ser desenvolvido no Município de Felgueiras em parceria com a comunidade educativa concelhia.
Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu.