Publicidade

ASAE apreende mais de 23 toneladas de géneros alimentícios

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 23 toneladas de géneros alimentícios em operação de controlo de transporte de mercadorias realizou, que decorreu entre o final do dia 16 e durante o dia 17 de maio.

A ASAE esclarece, em comunicado, que partilhou no seu site oficial, que esta foi “uma operação de fiscalização direcionada às condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças”.

A autoridade declara que, no âmbito desta operação, que decorreu “em 51 locais em todo o território continental, com empenhamento de cerca de 160 inspetores, foram verificadas as condições higiosanitárias de transporte, o controlo de temperatura, o acondicionamento e a rotulagem dos géneros alimentícios, bem como a documentação de acompanhamento dos mesmos”.

No decorrer desta operação foram verificadas “as mercadorias em trânsito não alimentares e a sua conformidade com a regulamentação aplicável”.

A ASAE informa que como resultado da ação, foram fiscalizados “2.485 operadores económicos, tendo sido registados três processos-crime por usurpação de Denominação de Origem Protegida (DOP) em fruta, venda, circulação de produtos contrafeitos e exploração de jogos de fortuna ou azar”.

Fotografia: DR

Foram, ainda, instaurados “30 processos de contraordenação, destacando-se como principais infrações, a falta de condições e higiene em transporte de géneros alimentícios, a falta de controlo metrológico, a falta de rotulagem em géneros alimentícios, a falta de número de operador de hortofrutícolas, a colocação no mercado de produtos de origem animal fabricados na comunidade por estabelecimentos não registados ou não aprovados, o transporte de moluscos bivalves vivos (ostras) em incumprimento das regras sanitárias, entre outras”.

Foram, também, apreendidos “23.146 Kg de géneros alimentícios, designadamente moluscos bivalves vivos, laranjas, morangos, mirtilos, batatas, produtos à base de carne, cerca de 30 litros de vinho e ainda outros produtos não alimentares, tais como 470 artigos de vestuário, sete equipamentos de registo e controlo de temperatura e 19 máquinas de jogo, tudo num valor global de 32.400,00 euros”.

A ação contou ainda com a colaboração da PSP e da GNR no âmbito das suas competências.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade