Foram quatro os tenistas lusos que conseguiram o apuramento para o lote dos mais cotados nesta segunda prova do Lousada Junior Cup na prova masculina.
A Associação de Ténis do Porto destaca que “Gonçalo Quintela, Bernardo Henriques, Freddie Healey e João Teixeira lograram o acesso ao quadro principal, com Quintela a bater Fedor Sosedkin, por 7-5 e 6-1, Henriques a dar conta do polaco Oliwier Sterniczuk, por 7-6 (6) e 6-0, Healey a ser mais feliz no encontro com o compatriota Martim Bernardo, o qual venceu por equilibrados 1-6, 6-1 e 10-7”.
João Teixeira afastou Duarte Trocado, por 6-1 e 6-3.
No quadro principal, vão juntar-se a mais 15 compatriotas que tiveram entrada direta ou o conseguiram via wild card.

A Associação de Ténis do Porto adianta que, entretanto, na “prova feminina, nenhuma das jogadoras portuguesas logrou aceder ao quadro principal via fase de qualificação e na primeira ronda do quadro principal, sete das nossas representantes ficaram pelo caminho”.
A associação realça que “Mafalda Almeida perdeu com a sueca Tilda Larsson, por 6-0 e 6-2, Jessica Para foi afastada pela espanhola Maria de la Paz Alberto, por 6-2 e 6-3, Analu Freitas caiu ante a checa Ellen Katzer, por 6-2 e 6-3”.
Já Isabel Gonçalves foi afastada pela “italiana Allegra Fiorani, por 6-2 e 6-3, Madalena Santos perdeu com a argentina Martina Bovio, por 6-2 e 6-3, Carla Tomai foi eliminada por Evelina Takhmazyan, por 6-1 e 6-0, e, no encontro mais equilibrado, Carolina Mesquita bem tentou mas foi infrutífera a sua dedicação já que perdeu para a francesa Seda Baslilar, por 6-7 (3), 6-4 e 6-1”.
“Agora, cabe a Maria Garcia, que venceu o título na primeira prova, Carolina Correia e Angelina Voloshchuk, defender a “honra” lusitana”, refere a nota informativa que nos foi enviada.