O tenista João Portugal precisou de 4 horas e 30 minutos para derrotar o francês Ferdinand Livet Novkirichka, em três disputados sets, pelos parciais de 6-3, 6-7 (5) e 7-5.
A Associação de Ténis do Porto destaca que “apesar da boa entrada e de ter estado em vantagem no segundo set, tendo mesmo disposto de dois match points, Portugal acusou algum nervosismo, acabando por permitir a recuperação do gaulês, que levou a decisão para uma terceira partida”, salientando que .”aí, foi novamente o tenista de Coimbra a ser bem sucedido, encerrando o encontro que começou pelas 9 horas já depois 13h30”.
Em bom plano estiveram igualmente os portugueses João Dinis Silva, Rodrigo Fernandes, Luís Miguel Saraiva, Tomás Vilaça, Guilherme Cruz, Gonçalo Castro e Salvador Monteiro.

“O finalista da primeira prova deste LOUSADA JUNIOR CUP (João Dinis Silva), superou o ucraniano Roman Venger, por 7-5 e 6-3, Fernandes deixou pelo caminho o espanhol Alejandro Lopez Escribano, por 6-4 e 6-0, e Saraiva foi mais forte que o francês Malo Poulesquen, por 6-4 e 6-1”, refere a associação que adianta que “frente ao compatriota Gonçalo Quintela, Vilaça venceu por 6-1 e 6-4, Guilherme Cruz bateu o britânico Kai-Luka Ampaw, por 6-2 e 7-5, Castro superiorizou-se ao colega de treino, Bernardo Henriques, por 6-2 e 7-5 e Salvador Monteiro travou Fedor Sosedkin, por 6-2 e 7-6 (1)”.
Pelo caminho ficaram “Gabriel Tacanho, que perdeu para o alemão Deren Yigin, por 6-2 e 6-4, João Teixeira, eliminado por Dorian Juszckaz, da Polónia, por 6-2 e 6-0, enquanto Rodrigo Leal e Martim Bernardo perderam para os espanhóis Ruben Fernandez Ruiz (4-6, 6-1 e 6-0) e Matteo Morazzi (6-2 e 7-5)”.
Gonçalo Serras Pereira pouco conseguiu fazer ante Flynn Thomas, que no ano passado era o n.1 mundial do escalão sub 14. O helvético venceu por 6-2 e 6-0.
Na competição individual feminina, Carolina Correia entrou da melhor maneira em prova, ela que deixou pelo caminho a espanhola Irene Fuster Hidalgo, por 6-2 e 6-1.