O Multiusos de Paredes foi palco, esta sexta-feira, da sessão oficial de abertura da 4.ª edição dos jogos da Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) uma iniciativa desta associação em articulação com a autarquia local que decorre até domingo e conta com mais de 600 atletas, naquele que é o maior evento de desporto inclusivo realizado em Portugal.
O evento conta com o apoio de de diversos parceiros locais, regionais e nacionais, juntando atletas nacionais com deficiências e incapacidade cognitivas, nomeadamente intelectual, síndrome de Down e autismo, numa competição que irá contar com a representação de 78 instituições e clubes do Minho ao Algarve e das regiões autónomas da Madeira e Açores e integra 15 modalidades.
O presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida, relevou a importância do concelho acolher este evento, sustentando que a sua realização no município é mais uma prova da aposta do atual executivo na promoção do desporto inclusivo.
“Quem se quer projetar pelo desporto tem de fomentar o desporto em todas as suas dimensões e o desporto inclusivo é fundamental. Quero relevar o trabalho das associações e dos técnicos que fazem autênticos milagres ao obterem resultados e performances em atividades como o ténis de mesa e o futsal. Promover estes jogos é promover a capacidade destes atletas e demais equipas técnicas”, frisou, salientando que é um orgulho para o concelho receber esta prova.
O chefe do executivo declarou que o seu executivo está a trabalhar no sentido de ter uma pista de atletismo no parque da cidade, que irá permitir que a ANDDI possa no futuro promover esta modalidade.
“É um objetivo ter uma pista de atletismo e ter em Rebordosa um pista de equitação para que Paredes venha a dispor de todas as condições para acolher, nas diferentes modalidades, estes jogos”.
Alexandre Almeida declarou, ainda, que os jogos ANDDI são o exemplo da valorização e estímulo dos valores da inclusão, da luta e da resiliência dos atletas, equipas técnicas e famílias”, salientando que “as atividades do evento são desenvolvidas maioritariamente em Paredes, e abrangem diferentes modalidades: equitação, atividades aquáticas, boccia DI, golfe, andebol 5, ciclismo, futsal, orientação, hóquei DI, remo indoor, basquetebol, ténis de mesa, futebol 7, judo e atletismo”.
O presidente da ANDDI, José Costa Pereira relevou o facto desta competição ter ultrapassado o número de atletas previsto.
“Temos 692 participantes o que não deixa de ser uma surpresa, 78 instituições de todo o país. Inicialmente houve uma cerca retração porque os atletas são oriundos de ipss´s , mas no domingo temos o Sporting de Portugal, no ténis de mesa, que é campeão do mundo, o FC Porto em basquetebol, o Santa Clara, que é a grande potencia do futsal. Vai decorrer em Paredes, a final da Taça de Portugal de futebol de sete, o campeonato de Portugal de basquetebol para a deficiência intelectual, que são tetra campeões do mundo, e o campeonato nacional de três para três. Vão passar por Paredes grande atletas dos paralímpicos. Esta é uma competição para todos”, sublinhou, sustentando que além do lado inclusivo há a vertente competitiva.
O responsável da ANDDI enalteceu, ainda, a articulação que houve com a Câmara de Parede, enfatizando a boa vontade e a ligação que permitiu trazer estes jogos para Paredes.
No torneio, participam 78 instituições e clubes de todo o país, entre eles o projeto da autarquia “Paredes sem Paredes”, que reúne mais 22 atletas do concelho.