Agustina Bessa-Luís é a personalidade amarantina que será homenageada na 6.ª edição do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, que se realiza de 16 a 18 de junho, nos claustros do Convento de São Gonçalo.
A autarquia amarantina destaca que “sob o imaginário de Agustina Bessa-Luís, o UVVA terá, ao longo de três dias, provas de vinho, conversas, showcookings com chefs reconhecidos, gastronomia regional e atuações musicais”, salientando que, pelo segundo ano consecutivo, o concurso de Vinhos vai atribuir prémios nas seguintes categorias: “Prémio Excelência UVVA, Prémio Mérito UVVA, Melhor Vinho UVVA, Melhor vinho espumante, Melhor vinho branco, Melhor vinho rosé, Melhor vinho tinto e Melhor Amarante – Prémio António Lago Cerqueira”.
Realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA “consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística”.

“Ao longo de cinco anos, passaram pelo UVVA cerca de 20 mil visitantes que ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de vinho verde tinham para oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante”, refere a autarquia que destaca que “no dia 16, o UVVA abre às 17h00 para profissionais do sector da restauração e vinho, e às 18h00 para o público em geral, até à meia noite”.
“O lounge prolonga-se, sexta e sábado, até às 02h00 com animação. No domingo, o UVVA está aberto das 17h00 às 22h00”, lê-se na nota informativa que nos foi enviada que acrescenta que na obra da escritora são várias as referências a Amarante e ao vinho verde.