A Casa da Terra, em Celorico de Basto, acolhe, dia 30, a Festa do Livro, uma organização do município de Celorico de Basto, que decorre até ao dia 04 de junho.
A edição deste ano conta com a apresentação de livros, conversas com escritores, teatro, música, apresentação de projetos, recitação de poesia e muita leitura.
O evento contará com o envolvimento do Agrupamento de Escolas, da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes e da Rede Concelhia de Bibliotecas.
Na abertura, dia 30 de maio, serão apresentados dois espetáculos musicais pela “Academia de Musica de Basto sobre a Igualdade de Género, espetáculo que será reproduzido às 21h00 no cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses para a comunidade”.
No dia 31 as atenções estarão voltadas para a apresentação do projeto “Diogo Piçarra em pessoa”, um projeto com o cantor a cantar poemas de Fernando Pessoas e poemas seus, uma iniciativa direcionado aos alunos do secundário do Agrupamento de Escolas e da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes”.
Nesse mesmo dia na Casa da Terra, o professor Jubilado Carlos Neto irá abordar o tema “Ensinar a Brincar”.
No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, além da programação inerente à celebração da data, os alunos do 2º e 3º ano de estudos do Agrupamento de Escolas poderão assistir à peça de teatro “o Lobo mau não tem culpa” pelo TAM.
No dia 2 de junho a programação da Festa do Livro incide em vários momentos, com oficinas de ilustração com Carlos Giovani, o espetáculo do Clown ENANO, “Poesia – DITA, CANATADA E ILUSTRADA” pela artista plástica Carminda Andrade e a Universidade Sénior.
O grande momento do dia assenta na apresentação do livro “Passos d’alma” da escritora celoricense Graça Mourão .
O fim da tarde e início de noite contará, ainda, com um espetáculo da Tuna FANFE, um espetáculo do Clown ENANO e a atuação da Andorinha Astuta que se junta à Tuna FANFE.
No sábado, a tarde inicia com o espetáculo palhaço Palito “Bora lá”, seguindo um à conversa com o escritor “Raul Minh’alma”, o autor de Marco de Canaveses.
À noite será apresentado o livro “Poesia Vinificada” do escritor celoricense Jorge Marinho.
No domingo, ultimo dia de festa, a tarde começa às 14h30 com o espetáculo de animação circense “Vivó circo”, seguindo-se um à conversa com o jornalista José Milhazes e o eurodeputado José Manuel Fernandes, terminando a tarde com um espetáculo musical pela cantora Ana Silva.
Citada em comunicado Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto ressalva que “esta festa do livro é verdadeiramente orientada para os alunos, o livro tem de ser prioridade e estar acessível a todos, é por isso que este evento é tão importante, para que os alunos e as pessoas em geral descubram o prazer da leitura e para que o livro seja cada vez mais acessível, um amigo, um companheiro de viagem”.