A 8.ª edição Heart Run, corrida e caminhada pelo coração, que decorreu em Celorico de Basto, voltou a atrair cerca de duas centenas de participantes.
A autarquia destaca que “este ano, a Heart Run esteve inserida na programação da Feira da Saúde e procurou sensibilizar para a prática de exercício físico em pleno mês do coração”, salientando que maio é, segundo a Sociedade Portuguesa de Cardiologia, o mês do coração e como habitualmente a UMS do município de Celorico de Basto em parceria com a UCC Mãos Amigas organizaram mais uma corrida e caminhada pelo coração.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, praticante assíduo de atividade física, destacou que a “promoção do desporto e da atividade física deve ser recorrente para que a população perceba os seus benefícios e pratique atividade desportiva com regularidade”.

“Felizmente o concelho de Celorico de Basto tem sabido dinamizar a atividade desportiva, temos associações e clubes a promover diferentes modalidades desportivas, o que perfaz uma prática global de milhares de atletas”, expressou, salientando que “é objetivo continuar a incentivar para que aqueles e aquelas que descartam a atividade física percebem os seus múltiplos benefícios e fiquem motivados”.
“O desporto é saúde e bem-estar”, disse ainda.
Este ano a Heart Run iniciou na Casa da Terra e fez o mesmo percurso dos anos anteriores, mas em sentido contrário.
“Um percurso em forma de coração, na sua maioria em ecopista enriquecido por paisagens de extrema beleza”, refere o município.
Também citada em comunicado, Helena Martinho, coordenadora dos Serviços de Saúde do Município, adiantou que a edição deste ano voltou a ter uma forte adesão.
“Continuamos e continuaremos a sensibilizar para práticas saudáveis, uma função inerente à nossa Unidade Móvel de Saúde, um serviço de proximidade que, nas suas campanhas diárias, para além de informar, sensibiliza e motiva os seus utilizadores à aquisição de comportamentos e hábitos saudáveis”, concretizou.