Câmara de Felgueiras afirma não ter conhecimento prévio de construção de aterro

Imagem WhatsApp 2023 05 18 as 19.03.12 | NOVUM CANAL

A Câmara Municipal de Felgueiras afirma não ter conhecimento prévio da construção de um aterro contíguo à freguesia de Jugueiros, pela Câmara de Fafe, conforme foi noticiado e avançado, em comunicado, pelo PSD Felgueiras.

A autarquia esclarece que tomou “conhecimento da notícia com surpresa e preocupação a respeito da “possível” intenção da Câmara Municipal de Fafe em construir um aterro sanitário na Freguesia contígua à Freguesia de Jugueiros”, salientando que que “não tinha conhecimento prévio desse assunto, apesar de saber, ontem, que este tema já é debatido na Associação de Municípios do Vale do Ave desde 2003”.

A Câmara de Felgueiras informa que se tem empenhado em proteger os interesses dos munícipes, tendo já iniciado todos os esforços necessários para aferir da veracidade da mesma.

flgueiras comunicado | NOVUM CANAL

 

“Como sempre, estamos empenhados em proteger os interesses de Felgueiras e dos nossos munícipes. Desde o momento em que tomamos conhecimento dessa possível intenção, iniciamos todos os esforços necessários para aferir da veracidade da mesma e acautelar os interesses do nosso município”, refere a autarquia, sustentando que a atuação do executivo municipal “será, como sempre foi pautada pela procura de soluções para os problemas e na defesa intransigente de Felgueiras e dos felgueirenses”.

O executivo manifesta “comprometer-se a acompanhar de perto todas as informações e desenvolvimentos relacionados com esse assunto e a manter a população de Felgueiras informada de maneira, séria, transparente e oportuna”.

“Felgueiras é uma comunidade resiliente, e juntos superaremos quaisquer desafios que possam surgir. Continuaremos a lutar pelos interesses de nossa cidade e de nossos munícipes, em busca de soluções que preservem a qualidade de vida e o bem-estar de todos”, frisa a câmara em comunicado.

PSD contra eventual construção de equipamento às portas de Felgueiras

Refira-se que o PSD Felgueiras emitiu, um comunicado, com data de 15 de maio, que o Novum Canal publicou nas suas plataformas, em que denuncia a hipótese de ser construído um aterro às portas do concelho e que ficará alegadamente a menos de cem metros do limite norte da freguesia de Jugueiros.

O PSD Felgueiras declara que pretende “exigir as devidas explicações quanto à construção desta infraestrutura”, manifestando que a “Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA. para a instalação de um aterro sanitário, que se traduzirá num impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do nosso território, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos”.

Os social-democratas recordam, ainda, que “numa altura em que se aposta em novas soluções de tratamento de resíduos, nomeadamente a produção da biomassa e da compostagem, esta é uma solução técnica e cientificamente ultrapassada”, sustentando que “apesar da alegada localização do Aterro, não existem estudos atuais de impacto ambiental que comprovem a validade da escolha deste território”.

O PSD Felgueiras afirma rejeitar “de forma veemente que a freguesia de Jugueiros seja “povoada” numa das suas encostas contíguas por toneladas de lixo doméstico, exposta aos maus cheiros, a pragas de insetos e rastejantes que irão invadir o território” e exige “que sejam feitas as devidas diligências junto da Câmara Municipal de Fafe, da RESINORTE, da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Ministério do Ambiente”.