O PSD Felgueiras está contra a construção de um aterro que ficará alegadamente a “menos de cem metros do limite norte da freguesia de Jugueiros, no concelho de Felgueiras, “às portas de do concelho”.
Os social-democratas referem, em comunicado, que está “atento ao desenrolar do processo da construção de um aterro sanitário no concelho de Fafe, alegadamente localizado a menos de 100 metros do limite norte da Freguesia de Jugueiros”, adiantando que já exigiu “ as devidas explicações quanto à construção desta infraestrutura”.
“A Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA. para a instalação de um aterro sanitário, que se traduzirá num impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do nosso território, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos”, referem os social-democratas que esclarecem que “numa altura em que se aposta em novas soluções de tratamento de resíduos, nomeadamente a produção da biomassa e da compostagem, esta é uma solução técnica e cientificamente ultrapassada”.
O PSD adianta que “apesar da alegada localização do aterro, não existem estudos atuais de impacto ambiental que comprovem a validade da escolha deste território”.
“A localização do referido aterro situar-se-á na encosta da montanha precisamente virado para a freguesia de Jugueiros. A instalação de uma unidade desta natureza vai expor visual e ambientalmente a população da freguesia de Jugueiros a sacrifícios que não podemos aceitar”, acrescentam os social-democratas que reforçam que o partido rejeita de “forma veemente que a freguesia de Jugueiros seja “povoada” numa das suas encostas contíguas por toneladas de lixo doméstico, exposta aos maus cheiros, a pragas de insetos e rastejantes que irão invadir o nosso território”.

A Comissão Política do PSD Felgueiras declara que é “absolutamente inexplicável que esteja prevista a construção de um aterro sanitário entre duas linhas de água e dois rios, o Ferro e o Vizela, conspurcados com resíduos de alto cariz poluente e contaminante que poderão afetar as freguesias limítrofes de Jugueiros, em particular as que se seguem no leito dos referidos rios – S. Jorge de Vizela, Vila Fria e Regilde”.
O PSD Felgueiras critica, ainda, o “silêncio da Câmara Municipal de Felgueiras quanto a este assunto” e exige que sejam feitas as devidas “diligências junto da Câmara Municipal de Fafe, da RESINORTE, da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Ministério do Ambiente”.
“Repudiamos que tenha sido colocada a hipótese de construção deste Aterro às portas do concelho de Felgueiras, nomeadamente da freguesia de Jugueiros, sem que tenha sido realizada qualquer auscultação à Junta de Freguesia de Jugueiros e à sua população”, observa o PSD que diz ser “frontalmente contra a construção deste equipamento e exige a clarificação da posição da Câmara Municipal de Felgueiras, e de todas as instituições envolvidas na construção deste aterro sanitário”.
O presidente da Comissão Política do PSD Felgueiras, Pedro Melo Lopes, em declarações ao Novum Canal, mostrou-se preocupado com a criação deste equipamento no concelho vizinho de Fafe, salientando que a freguesia de Jugueiros será um dos locais mais afetados com a criação desta infraestrutura da Resinorte.
Pedro Melo Lopes lamentou o impacto ambiental negativo que esta estrutura terá numa zona que tem sido promovida pela autarquia de Felgueiras.
O Novum Canal contactou a Câmara de Felgueiras no sentido de obter, também, um esclarecimento sobre esta situação, mas até ao momento não conseguimos obter qualquer resposta por parte do executivo municipal.