Publicidade

PSD Felgueiras contra eventual construção de aterro às portas do concelho

O PSD Felgueiras está contra a construção de um aterro que ficará alegadamente a “menos de cem metros do limite norte da freguesia de Jugueiros, no concelho de Felgueiras, “às portas de do concelho”.

Os social-democratas referem, em comunicado, que está “atento ao desenrolar do processo da construção de um aterro sanitário no concelho de Fafe, alegadamente localizado a menos de 100 metros do limite norte da Freguesia de Jugueiros”, adiantando que já exigiu “ as devidas explicações quanto à construção desta infraestrutura”.

“A Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA. para a instalação de um aterro sanitário, que se traduzirá num impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do nosso território, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos”, referem os social-democratas que esclarecem que “numa altura em que se aposta em novas soluções de tratamento de resíduos, nomeadamente a produção da biomassa e da compostagem, esta é uma solução técnica e cientificamente ultrapassada”.

O PSD adianta que “apesar da alegada localização do aterro, não existem estudos atuais de impacto ambiental que comprovem a validade da escolha deste território”.

“A localização do referido aterro situar-se-á na encosta da montanha precisamente virado para a freguesia de Jugueiros. A instalação de uma unidade desta natureza vai expor visual e ambientalmente a população da freguesia de Jugueiros a sacrifícios que não podemos aceitar”, acrescentam os social-democratas que reforçam que o partido rejeita de “forma veemente que a freguesia de Jugueiros seja “povoada” numa das suas encostas contíguas por toneladas de lixo doméstico, exposta aos maus cheiros, a pragas de insetos e rastejantes que irão invadir o nosso território”.

Fotografia: DR

A Comissão Política do PSD Felgueiras declara que é “absolutamente inexplicável que esteja prevista a construção de um aterro sanitário entre duas linhas de água e dois rios, o Ferro e o Vizela, conspurcados com resíduos de alto cariz poluente e contaminante que poderão afetar as freguesias limítrofes de Jugueiros, em particular as que se seguem no leito dos referidos rios – S. Jorge de Vizela, Vila Fria e Regilde”.

O PSD Felgueiras critica, ainda, o “silêncio da Câmara Municipal de Felgueiras quanto a este assunto” e exige que sejam feitas as devidas “diligências junto da Câmara Municipal de Fafe, da RESINORTE, da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Ministério do Ambiente”.

“Repudiamos que tenha sido colocada a hipótese de construção deste Aterro às portas do concelho de Felgueiras, nomeadamente da freguesia de Jugueiros, sem que tenha sido realizada qualquer auscultação à Junta de Freguesia de Jugueiros e à sua população”, observa o PSD que diz ser “frontalmente contra a construção deste equipamento e exige a clarificação da posição da Câmara Municipal de Felgueiras, e de todas as instituições envolvidas na construção deste aterro sanitário”.

O presidente da Comissão Política do PSD Felgueiras, Pedro Melo Lopes, em declarações ao Novum Canal, mostrou-se preocupado com a criação deste equipamento no concelho vizinho de Fafe, salientando que a freguesia de Jugueiros será um dos locais mais afetados com a criação desta infraestrutura da Resinorte.

Pedro Melo Lopes lamentou o impacto ambiental negativo que esta estrutura terá numa zona que tem sido promovida pela autarquia de Felgueiras.

O Novum Canal contactou a Câmara de Felgueiras no sentido de obter, também, um esclarecimento sobre esta situação, mas até ao momento não conseguimos obter qualquer resposta por parte do executivo municipal.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade