EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Câmara de Felgueiras afirma não ter conhecimento prévio de construção de aterro

A Câmara Municipal de Felgueiras afirma não ter conhecimento prévio da construção de um aterro contíguo à freguesia de Jugueiros, pela Câmara de Fafe, conforme foi noticiado e avançado, em comunicado, pelo PSD Felgueiras.

A autarquia esclarece que tomou “conhecimento da notícia com surpresa e preocupação a respeito da “possível” intenção da Câmara Municipal de Fafe em construir um aterro sanitário na Freguesia contígua à Freguesia de Jugueiros”, salientando que que “não tinha conhecimento prévio desse assunto, apesar de saber, ontem, que este tema já é debatido na Associação de Municípios do Vale do Ave desde 2003”.

A Câmara de Felgueiras informa que se tem empenhado em proteger os interesses dos munícipes, tendo já iniciado todos os esforços necessários para aferir da veracidade da mesma.

 

“Como sempre, estamos empenhados em proteger os interesses de Felgueiras e dos nossos munícipes. Desde o momento em que tomamos conhecimento dessa possível intenção, iniciamos todos os esforços necessários para aferir da veracidade da mesma e acautelar os interesses do nosso município”, refere a autarquia, sustentando que a atuação do executivo municipal “será, como sempre foi pautada pela procura de soluções para os problemas e na defesa intransigente de Felgueiras e dos felgueirenses”.

O executivo manifesta “comprometer-se a acompanhar de perto todas as informações e desenvolvimentos relacionados com esse assunto e a manter a população de Felgueiras informada de maneira, séria, transparente e oportuna”.

“Felgueiras é uma comunidade resiliente, e juntos superaremos quaisquer desafios que possam surgir. Continuaremos a lutar pelos interesses de nossa cidade e de nossos munícipes, em busca de soluções que preservem a qualidade de vida e o bem-estar de todos”, frisa a câmara em comunicado.

PSD contra eventual construção de equipamento às portas de Felgueiras

Refira-se que o PSD Felgueiras emitiu, um comunicado, com data de 15 de maio, que o Novum Canal publicou nas suas plataformas, em que denuncia a hipótese de ser construído um aterro às portas do concelho e que ficará alegadamente a menos de cem metros do limite norte da freguesia de Jugueiros.

O PSD Felgueiras declara que pretende “exigir as devidas explicações quanto à construção desta infraestrutura”, manifestando que a “Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA. para a instalação de um aterro sanitário, que se traduzirá num impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do nosso território, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos”.

Os social-democratas recordam, ainda, que “numa altura em que se aposta em novas soluções de tratamento de resíduos, nomeadamente a produção da biomassa e da compostagem, esta é uma solução técnica e cientificamente ultrapassada”, sustentando que “apesar da alegada localização do Aterro, não existem estudos atuais de impacto ambiental que comprovem a validade da escolha deste território”.

O PSD Felgueiras afirma rejeitar “de forma veemente que a freguesia de Jugueiros seja “povoada” numa das suas encostas contíguas por toneladas de lixo doméstico, exposta aos maus cheiros, a pragas de insetos e rastejantes que irão invadir o território” e exige “que sejam feitas as devidas diligências junto da Câmara Municipal de Fafe, da RESINORTE, da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Ministério do Ambiente”.

 

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade