EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
EM DIRETO
Publicidade

Festas do Junho de regresso a Amarante

Festas do Junho de regresso em Amarante

As Festas do Junho cumprem a tradição em Amarante, dias 2, 3 e 4, com arrudas e despique de Grupos de Bombos, atuações de Grupos Folclóricos e das Bandas de Música, marchas populares, música tradicional, o Concurso de Gado – Raças Autóctones, fogo-de-artifício e um concerto de Zé Amaro, o convidado desta edição.

Pelo segundo ano consecutivo, o Alameda FEST, zona com street food, bares e uma feira de artesanato, anima a Alameda Teixeira de Pascoaes já a partir de 26 maio com DJ’s e animação local, com bombos, música tradicional e concertinas, sempre às 21h30.

Nos dias do Junho, o Alameda FEST reforça a programação. Entre as 22h00 e as 6h00, dias 2 e 3, atuam o DJ e produtores de música eletrónica Kura, Quim das Remisturas e os já conhecidos Tikinho, Higuita, Frank Le Noir, Francisco Praia e Fogo. No domingo, das 16h00 às 00h00, há o Junho Sunset.

No dia 2 de junho, às 9h30 e às 15h00, o Grupo de Bombos Os Amigos da Borga faz arruada pela cidade e às 22h00 são os participantes no Despique de Bombos que percorrem as ruas, com saídas do Largo Conselheiro António Cândido/ Arquinho, Alameda Teixeira de Pascoaes, Parque do Ribeirinho e Largo de Santa Luzia. O tradicional Despique de Bombos começa às 23h00 no Largo de São Gonçalo, e vai contar com a participação dos Bombos de Santo André, Bombos de Santa Maria de Jazente e As Rosas de Santa Maria de Jazente, Grupo de Bombos Os Amigos da Borga, Grupo de Bombos Regional de S. Simão e Grupo de Bombos Zés Pereiras Vila Meã.

Às 00h30 há fogo-de-artifício, a partir da ponte nova.

No sábado, às 8h30, realiza-se o Concurso de Gado – Raças Autóctones no antigo campo de treinos do Amarante FC (Rua da Baseira). Às 9h00 há arruada pelo Grupo de Bombos Unidos da Paródia, e às 14h00 pelo Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente.

A arruada da Banda Musical de Amarante e da Banda da Associação Musical de Várzea sai do Largo de Santa Luzia às 15h30.

A Eucaristia com encerramento da catequese é celebrada às 16h00 na Igreja de São Gonçalo e, uma hora depois, há concerto das bandas de música no Largo de São Gonçalo.

No Largo Conselheiro António Cândido/ Arquinho, a partir das 21h00, atuam os Rancho Folclórico de Salvador do Monte, Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Gouveia S. Simão, Grupo Folclórico “As Padeirinhas de Moure” da União Cultural e Desportiva de Moure, Grupo Folclórico de Vila Chã do Marão e Rancho Folclórico de Vilarinho – Vila Caiz. E no Largo de Santa Luzia, os Grupo de Cantares e Danças de Santa Cruz de Riba Tâmega, Grupo Folclórico de Santa Cruz de Vila Meã, Rancho Folclórico da Associação Casa do Povo Figueiró Santiago, Rancho Folclórico Amizade de Telões e Rancho Folclórico de Louredo e Fregim.

Às 22h00, atuam novamente a Banda Musical de Amarante e a Banda da Associação Musical de Várzea, no Largo de São Gonçalo.

Meia hora depois, a animação fica a cargo de Zé Amaro, no Parque de Estacionamento das Bucas. Às 00h30, há espetáculo piromusical e luminoso.

O domingo, terceiro e último dia das Festas do Junho, começa com uma arruada seguida da chegada dos Romeiros, às 11h00, ao Largo de São Gonçalo.

À mesma hora celebra-se a Eucaristia em Honra de São Gonçalo de Amarante, na Igreja de São Gonçalo.

Às 14h00, voltam as arruadas com a Banda Musical de Amarante e a Banda Musical de S. Martinho de Mancelos que desaguam no Largo de São Gonçalo para concerto. Às 16h00, atua o Grupo de Cavaquinhos de Vila Meã, no Arquinho, seguido dos Propagode Música Tradicional.

A procissão em honra de São Gonçalo de Amarante arranca às 18h00, do Largo de São Gonçalo. Às 20h00 faz-se a bênção à cidade e há o lançamento de cravos, a partir da Igreja de São Domingos.

Às 21h00, as Marchas Populares desfilam pelo centro da cidade.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade