A Mostra de Qualificação teve início no passado dia 28 de abril, na Escola Secundária de Marco de Canaveses, e irá decorrer até 18 de maio.
Numa modalidade diferenciadora, a edição 2023 da Mostra de Qualificação tem como objetivo promover o “contacto dos alunos em final de ciclo com oportunidades de formação e qualificação, através da participação em sessões “À conversa com…” e da interação com a plataforma www.mostra.caerus.pt.”.
As sessões “À conversa com…” consistem em conversas informais entre profissionais e alunos, onde são partilhadas as experiências de percursos profissionais, os momentos de decisão de carreira, as competências mais relevantes em cada profissão e os desafios e oportunidades em cada contexto profissional”.
“ Os profissionais convidados para cada sessão foram identificados por cada estabelecimento de ensino como as profissões de mais interesse dos alunos”, refere a nota informativa que nos foi enviada que avança que as “sessões de divulgação da plataforma www.mostra.caerus.pt têm um formato interativo e dinâmico e acontece nos átrios das escolas, dando a oportunidade a toda a comunidade escolar de participar”.

Para estimular a exploração desta ferramenta junto dos alunos, “além da divulgação da oferta formativa personalizada, estão ainda incluídos na dinâmica, um jogo que permite ao aluno explorar a área profissional com a que mais se identifica e um quizz sobre a plataforma, cujas respostas certas possibilitam o acesso a prémios”.
A Mostra de Qualificação 2023 insere-se na atividade seis “do Plano de Ação do CLDS4G: contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional através do desenvolvimento de programas de competências pessoais e sociais dirigidos a alunos em vulnerabilidade, em estreita parceria com os estabelecimentos de ensino”.
Pretende-se promover “experiências em contexto real (visitas a empresas e instituições, visitas culturais, dinamização de atividades de voluntariado e participação cívica e juvenil); e através do desenvolvimento de mostras de qualificação dos estabelecimentos de ensino profissionais, secundário, politécnico e universitário para os alunos dos 9ºs e 12ºs anos”.