A Câmara Municipal de Cinfães atribui um apoio mensal, no valor de 200 euros, a cada clínico que venha trabalhar para o concelho e que não tenha habitação própria e permanente no município.
A autarquia destaca, na sua publicação oficial, que com esta medida tem como propósito “atrair e fixar médicos de família no concelho”, salientando que recentemente aprovou apoios a mais três clínicos.
O município avança que estes apoios são concedidos ao “abrigo do regulamento municipal de apoio à fixação de médicos de família no concelho, através do qual os clínicos abrangidos são contemplados com o incentivo no valor de 200 euros, para comparticipar a aquisição ou arrendamento de habitação ou as despesas de deslocação do local de habitação para a unidade de saúde”.
Além deste apoio pecuniário, os “médicos usufruem também de um conjunto de benefícios, nomeadamente, a isenção no pagamento de taxas relativas a licenças de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente, a redução de 30% nas tarifas de água, saneamento, e recolha de resíduos sólidos, em habitação própria ou arrendada”.
“O acesso gratuito às piscinas municipais, cobertas e descobertas, extensivo aos restantes membros do seu agregado familiar, a par do apoio inicial para o encaminhamento jurídico em processos motivados por factos ocorridos no exercício das suas funções são outras das regalias concedidas”, lê-se na nota informativa que a câmara municipal partilhou.