As obras de requalificação da zona ribeirinha do Bairro da Ponte continuam a decorrer a bom ritmo, devendo estar terminadas durante o verão.
O objetivo desta intervenção é dar maior atratividade turística a este bairro histórico da cidade e gerar novas dinâmicas.
A autarquia destaca que o investimento do município de Lamego ascende a 789.494,34 euros +IVA, contando com o apoio de fundos comunitários, através do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), financiado pelo Norte 2020.
Junto ao rio Balsemão, o novo Parque de Lazer vai dispor de um edifício com bar, esplanada, instalações sanitárias, balneário e arrecadação.
Além disso, os visitantes vão ter à sua disposição uma zona de merendas, um parque infantil e um campo de jogos.
Com vista a uma melhor integração com a área envolvente, estão a ser utilizados o granito e a madeira como principais materiais de construção.
“O Bairro da Ponte é, neste momento, uma zona envelhecida e com várias habitações degradadas, mas já foi uma das zonas mais empreendedoras da cidade. A intervenção da autarquia quer dar uma nova vida a esta zona histórica, tornando-a um espaço nobre, com uma linha de água requalificada”, refere a autarquia.
“Ao mesmo tempo, estimulará o gosto dos moradores e dos visitantes pelo contacto com a natureza, pelo desporto ao ar livre, pela preservação do património natural e pela sensibilização ambiental”, acrescenta o município.