O município de Lamego assume a partir desta segunda-feira, dia 3 de abril, novas competências no domínio da Ação Social.
A autarquia passa a assegurar, neste âmbito, o “Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) destinado a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, o acompanhamento dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção e situações de emergência social”.
O município de assume com “recursos próprios o funcionamento do SAAS, contratualizando este serviço, mediante acordos específicos com as Misericórdias de Lamego e Tarouca, dando assim seguimento aos protocolos antes celebrados com a Segurança Social”.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, destacou que a autarquia concluiu, desta forma, a “descentralização de competências, em Lamego, no domínio da Ação Social. Assumimos esta nova responsabilidade com a firme vontade de melhorar o acompanhamento social de proximidade aos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade do concelho”.
“Quero também sublinhar, neste processo, a excelente colaboração das misericórdias de Lamego e de Tarouca que garantem uma transferência sem sobressaltos destes serviços sociais e a continuação de elevados padrões de qualidade”, afirmou.