Henrique Vilar vence I Torneio de Xadrez da Escola Básica Vallis Longus

Henrique Vilar vence o I Torneio de Xadrez da Escola Básica Vallis Longus

A Escola Básica Vallis Longus, em Valongo, organizou seu I Torneio de Xadrez com a participação de 89 alunos do 2.º e 3.º ciclos, com cada aluno a ter em cada ronda cinco minutos para alcançar a vitória sobre o seu adversário.

xadrez 4 1024x461 1 | NOVUM CANAL
Fotografia: DR

Ao longo das sete rondas cada aluno procurou a melhor estratégia para alcançar a vitória, tendo Henrique Vilar, aluno do 6.º ano de escolaridade, vencido, somando 6,5 pontos, resultantes de seis vitórias e um empate.

Martim Lima, aluno do 5.º ano, terminou também com “6,5 pontos, resultantes de seis vitórias e um empate, sendo necessário recorrer ao desempenho nos critérios de desempate para encontrar o vencedor, e aí Henrique Vilar teve um melhor desempenho”.

xadrez 5 1024x461 1 | NOVUM CANAL
Fotografia: DR

Juan Filipe Santos, também um aluno a frequentar o 5.º ano, foi o “terceiro classificado, averbando ao longo do torneio seis vitórias e uma derrota, concluindo a sua participação com seis pontos”.

O I Torneio de Xadrez da Escola Básica Vallis Longus contou com a colaboração do Sport Musas e Benfica na organização e arbitragem e permitiu “não só aos alunos frequentadores do Clube de Xadrez da Escola, mas também a todos os alunos interessados e curiosos da modalidade, participarem num evento desta modalidade desportiva”.

“Não só estes oitenta alunos dos diferentes anos de escolaridade participantes neste torneio, mas todos os alunos da Escola Básica Vallis Longus têm este ano letivo a oportunidade de aprenderem e praticarem xadrez, durante o intervalo do almoço, diariamente, entre as 13h e as 14:30h, de forma gratuita”, refere a nota informativa que nos foi endereçada que destaca que oss objetivos do Clube de Xadrez são “proporcionar a prática do xadrez como instrumento e estratégia pedagógica, de socialização e de inclusão, a fim de se promover a aquisição por parte dos alunos de diferentes competências, princípios e valores definidos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”.

“O clube já tem previstas mais atividades para concretizar ao longo dos últimos meses do presente ano letivo”, reforça Eleutério Henrique, professor de EMRC e Dinamizador do Clube de Xadrez na Escola Básica Vallis Longus.